.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Pão Diário: Interpretando A Vida - Parte II - Ponto de Vista



" E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. "

Êxodo 14.10 e 13-14


No que se refere ao mundo espiritual, a COSMOVISÃO DO CRISTÃO é a FÉ.

COLOQUE OS ÓCULOS DA FÉ PARA ENXERGAR ESTA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ ESTÁ, E VERÁ TUDO MUITO DIFERENTE DO QUE ESTÁ VENDO AGORA!

Na primeira parte desta mensagem, falamos exatamente sobre esse assunto, a COSMOVISÃO de Deus, a forma como devemos olhar a vida e os valores, deve estar em consonância com a COSMOVISÃO DIVINA. Para isso se faz necessário buscarmos comunhão com Ele, aprender com Ele por meio da sua Palavra, só então poderemos olhar a vida com o olhar de Deus.


Mas nem sempres, o que nos faz parar na corrida pelo sucesso, é uma COSMOVISÃO INADEQUADA, muitas vezes é o PONTO DE VISTA que está errado, ou seja, o lugar de onde está se olhando, de onde se está observando.

No texto acima, o povo de Israel juntamente com Moisés, depois de uma longa caminhada em direção à prometida liberdade, se depararam com uma situação aparentemente desesperadora. Na frente estava o mar, dos lados estavam cercados por montanhas e desfiladeiros, e atrás vinha Faraó com o seu exército, e munido de muito ódio e rancor para destruí-los. Isto era o que podia se ver do PONTO DE VISTA dos hebreus. Mas Moisés também não estava com eles? Ele não estava no mesmo PONTO DE VISTA dos seus irmãos? Fisicamente falando sim, estava, mas espiritualmente Moisés estava olhando aquela situação do PONTO DE VISTA DE DEUS.

" E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. "
Êxodo 14.10 e 13-14


Nesse texto bíblico, até nos parece que Moisés estava irritado com o povo, pois ele declara: " O Senhor pelejará por vós, E VÓS VOS CALAREIS." Em outras palavras: " Deus vai mostrar que é Deus pra vocês fecharem a boca".

Já aconteceu com você? Ficar irritado com um ponto de vista absurdo de alguém? Da mesma forma acontecia alí. Não foi nada fácil para Moisés suportar o PONTO DE VISTA derrotista do povo, mas imagino também, que para aqueles "crentes" menos espirituais, também não era nada fácil ouvir Moisés dizendo que haveria uma saída em uma situação praticamente já declarada como derrota, fracasso eminente.

Nós precisamos entender como DEUS vê as coisas, os nossos problemas, os nossos pecados, as nossas virtudes do SEU PONTO DE VISTA. Vamos lá? Para entendermos o PONTO DE VISTA DE DEUS, vamos criar um amigo personagem, o Zé Ruela ok?




COMO DEUS VÊ OS NOSSOS PECADOS DO SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA ?


Vamos dizer que o Zé Ruela se prostituiu, pecando contra Deus no mês retrasado, então foi em uma vigília para se livrar da culpa, mas no mês passado ele pecou novamente, dessa vez levou os irmãos da igreja na sua casa para um culto de ações de graças, e no mês atual já repetiu o pecado mais uma vez.


Do ponto de vista do Zé Ruela, Deus está sempre perdoando (o que não deixa de ser verdade). Mas do Seu próprio PONTO DE VISTA, olha só como Deus vê essa "vidinha movimentada" do Zé Ruela:



" O Amado tem uma vinha num outeiro fértil.
E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor."


Isaías 5.1-6



Percebe como muitas das vezes o nosso PONTO DE VISTA com relação ao pecado pode estar equivocadamente errado diante do PONTO DE VISTA DE DEUS?



COMO DEUS VÊ OS NOSSOS PROBLEMAS DO SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA ?


Lembram do nosso amigo Zé Ruela? Então, aquela vida de prazeres na prostituição, lhe trouxe um grande problema, o vírus HIV!


O fato é que com acometido dessa doença terminal, ele finalmente se converteu de verdade à Deus. Se arrependeu, deixou aquela vida de pecado, começou a ter uma vida de oração, leitura da Bíblia, e sempre que podia estava na igreja. Neste caso, ele estava bem espiritualmente falando, até recebeu o batismo com o Espírito Santo depois de ter sido batizado nas águas. Ma o problema impossível ainda se fazia presente, a AIDS o estava matando. Do ponto de vista das pessoas que o rodeavam ele estava "pronto", de "alma encomendada" para passar dessa para melhor". Todos diziam: "não passa dessa semana", ou "não passa desse mês!". Mas olha o PONTO DE VISTA de onde Deus olhava para o Zé Ruela, do mesmo jeito que olhou para Lázaro, e olha também para você agora:



" Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.
Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. "


João 11.32-44



Percebe? As pessoas viam apenas um túmulo com "cheiro de defunto fresco", mas Jesus via a oportunidade do Seu Pai ser glorificado, e de Marta e Maria serem consoladas da sua dor. Da mesma forma, na vida do Zé Ruela, Deus já fizera o mais difícil, que foi tirá-lo do inferno iminente, agora tirá-lo "do bico do urubú", era muito mais simples. E mesmo que o Zé Ruela morresse no corpo, o Seu Espírito ficaria vivo e sem AIDS por toda eternidade ao lado de Deus.



" E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos. "

Marcos 2.3-12



Já foi comprovado pela ciência que, os enfermos que se entregam à doença morrem mais depressa. Uma das causas inclusive é a depressão, muitas pessoas quando começam a viver um problema, seja doença, desemprego, dívidas, crise conjugal ou outro problema qualquer, se deixam dominar pela depressão, que nada mais é do que forças malignas que terminam por "sugar" o resto de força, de energia, de saúde, de fé e coragem que a pessoa ainda possúia para vencer o problema.


O povo de Israel diante do mar vermelho estavam permitindo que o desespero "sugasse" as suas forças. Alguém já afirmou que o desespero nos desestabiliza, atrapalhando as nossas decisões. O desespero diante de um problema, atrofia a nossa capacidade para pensar, analisar e planejar uma "rota de fuga" ou até mesmo um "contra ataque" conforme o caso e a necessidade que se apresente.


Naquela situação, Moisés como o bom líder que era, imediatamente procurou por meio de palavras abrir os olhos deles para que olhassem lá na frente, e não simplesmente o momento difícil que estavam vivendo. Esse é O PONTO DE VISTA DE ONDE DEUS OLHA! Enquanto eu e você conseguimos ver apenas um pedacinho da nossa vida por vez (o dia de hoje), DO PONTO DE VISTA DELE, Ele pode ver todas a nossa vida, por inteiro, o ontem, o hoje e o amanhã. Se quermos vencer, é necessário adotarmos o PONTO DE VISTA DE DEUS como o nosso próprio PONTO DE VISTA também, deixarmos de viver de momentos, impulsos, emoções baratas e confusas.





No filme O Ponto de Vista de Pete Travis, a mesma história foi contada de seis formas diferentes. E você, qual versão da sua história vai sair contando por aí?
A sua própria versão, baseada na nossa visão humana e míope?

A versão das outras pessoas que não acreditam em você, pessoas pessimistas?

A versão do PONTO DE VISTA do diabo, que diz que você já perdeu essa guerra?
OU a versão do PONTO DE VISTA DE DEUS, onde no final Ele abre um caminho no meio do mar pra você passar em terra seca, e quando você já está do outro lado, ele fecha o mar e afoga os seus inimigos, os seus problemas debaixo das águas?


VENHA HOJE PARA O OBSERVATÓRIO DE DEUS: A SUA PALAVRA. E VEJA AS COISAS DO PONTO DE VISTA DE DEUS.



ORE COMIGO:


Senhor me ajude, para que eu possa ver a minha vida do Teu Ponto de Vista. Que Eu possa ver as soluções para os meus problemas, e também a minha real condição de pecador, para que então eu possa ultrapassar o mar da derrota, do fracasso e do pecado, em O Nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!