.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Pão Diário: Interpretando A Vida - Parte I - Cosmovisão - Valores



" E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. "

Eclesiastes 2.11


Será possível alguém achar ruim ser multimilionário? Poder ter tudo o que quiser? Provar de tudo o que sentir vontade? Conquistar tudo o que desejar?

Se eu fizesse uma enquete agora, enquanto você lê esse texto, provavelmente alguns leitores responderiam sim, e outros responderiam não, e isto é PONTO DE VISTA (de onde estou enxergando a situação) e COSMOVISÃO (como enxergo a situação). Quem sabe, ao ler o texto bíblico acima, você tenha achado Salomão um tanto "maluco" por declarar que tudo isso era vaidade (riqueza, poder, prazeres), mas ele fez tal declaração do SEU PONTO DE VISTA naquele momento (o lugar, a situação, o momento que estava vivendo), e conforme a sua COSMOVISÃO (conjunto de experiências e práticas de vida que formaram o seu caráter).


À alguns anos, assistí um filme do diretor Pete Travis, intitulado "Ponto de Vista" ( Vantage Point). O filme mostra dois agentes do Serviço Secreto designados para proteger o presidente dos EUA em uma conferência sobre a guerra contra o terrorismo. O presidente é baleado logo após sua chegada. Na multidão está um turista americano que está filmando o evento para mostrar para seus filhos quando voltar para casa, está também uma produtora de notícias da TV americana que está transmitindo a conferência. O filme tem a duração de noventa minutos, onde na verdade são mostrados por seis vezes a mesma história (15 minutos), porém de PONTOS DE VISTA diferentes.

Quando assistí esse filme, comecei à pensar que na realidade não é diferente. Nós seres humanos podemos até possuir o mesmo tipo de visão, no sentido de capacidade física para enxergar. Mas possuímos algo que nos diferencia um dos outros, são dois importantes aspectos, que fazem a total diferença na nossa corrida para o sucesso:


1 - COSMOVISÃO: os óculos com os quais você vê e interpreta a vida (como vê).

2 - PONTO DE VISTA: o lugar de onde você vê e interpreta a vida (de onde se vê).


Primeiramente vamos meditar sobre COSMOVISÃO. O que é COSMOVISÃO?


Todo ser humano possui uma cosmovisão, mesmo que você não tenha a menor idéia do significado deste termo, você também possui uma cosmovisão. Segundo o teólogo Normam L. Geisler, Cosmovisão é:


“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”


Em resumo, a visão (física) nos informa, nos faz enxergar coisas, fatos, situações, acontecimentos, e isto pode acontecer de forma igual para todos. Mas a cosmovisão é individual, é particular, pois é a interpretação da informação recebida, é a interpretação das coisas, fatos, situações ou acontecimentos que enxergamos, de acordo com o nosso nível cultural, conhecimentos técnicos, disposição de espírito, temperamento etc. Para entendermos melhor, quero criar e citar aqui um exemplo:


Imaginenos que houvesse uma exposição de jóias para exibir o " O Estrela da África ", o maior diamante do mundo pertencente a Coroa Inglesa. Vamos supor que à essa exposição comparecessem quatro personagens, o leitor há de concordar comigo, que todos eles verão a mesma coisa: o maior e mais lindo diamante do mundo. Mas será que vão "processar" a informação de forma igual? Será que vão interpretar o que estarão vendo da mesma forma? Com certeza não, cada um deles teve uma educação diferente, nível cultural diferente, convívios e relacionamentos de níveis diferentes, por essa razão, não "interpretam as situações" de forma igual. Vamos conjecturar as reações dos nossos personagens:


a - uma empregada doméstica analfabeta - acharia lindo a jóia, mas voltaria aos seus afazeres normalmente sem nenhum grande impacto, pois apesar de ter enxergado a beleza da jóia, e saber que vale muito, o nível social, educacional e cultural, não lhe permite mensurar o real valor de tal jóia, e se alguém lhe diz o valor, a tendência é se escandalizar e achar uma ostentação pagar tal valor "por uma pedra".


b - um casal de magnatas do ramo petrolífero - ficariam um bom tempo olhando-a, procurariam informações sobre a história, à quem pertenceu, e até mesmo fariam uma oferta para ficarem com a jóia, afinal, já estão acostumados a lidar com jóias, e possuem recursos para adquirí-la;


c - um condenado da justiça, cumprindo pena em regime semi-aberto - apesar de saber que é uma jóia, provavelmente não a veria como tal, mas sim como um "objeto de valor", que poderia lhe tirar daquela situação difícil, desde que a vendesse por qualquer valor módico, afinal, o que lhe interessa não é "a pedra" em sí, nem tampouco o seu valor real, mas sim a solução do seu problema, ou a realização dos seus desejos consumistas;

d - um ourives de uma famosa joalheria - este por sua vez ficaria fascinado, gastaria horas olhando, admirando, analisando cada detalhe da pedra, como foi lapidada, quantos cortes possue, quantos quilates pesa, afinal, ele é apaixonado pela pedra em sí, não exatamente pelo valor financeiro (magnatas), ou pelo que ela pode proporcionar (presidiário), ele simplesmente a admira porque é a sua paixão, jóias e pedras preciosas, é o seu trabalho transformá-las em obras de arte.


Quero fazer minhas as seguintes palavras:

COSMOVISÃO, SÃO OS ÓCULOS COM OS QUAIS VOCÊ ENXERGA A VIDA!


INTERPRETANDO VALORES DE FORMA CORRETA


Bem, agora que já compreendemos o que é cosmovisão (forma de interpretar fatos, situações a vida), eu te pergunto:


COMO VOCÊ TÊM INTERPRETADO A SUA VIDA?

COMO ESTÁ INTERPRETANDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ AGORA?

COMO VOCÊ INTERPRETA SUAS CONQUISTAS? SUAS DERROTAS? SEUS ERROS? SEUS ACERTOS?

Será que você está usando "os óculos" certos?

SERÁ QUE A SUA INTERPRETAÇÃO É A MESMA DE DEUS?

E OS SEUS VALORES? O QUE VOCÊ VALORIZA? É O QUE DEUS VALORIZA?


O Rei Salomão na sua juventude fez de tudo (leia o relato dele em Eclesiastes 2), e dava valor à isso, mas já na sua velhice teve a oportunidade colocar "os óculos de Deus" e então declarou que tudo aquilo era vaidade.


É uma pena quando pessoas, precisam retroceder na corrida do sucesso, simplesmente porque valorizaram coisas que na verdade não tinham valor, e desprezaram as realmente valiosas. Pessoas que desprezaram amizades, família, saúde, pureza espiritual, simplesmente por um trago de um cigarro, por uma "picada" da droga, por alguns minutos de "orgasmo", e tantas outras coisas passageiras e fúteis, e depois se descobriram vazias, sem rumo, sem direção. Pais de família também, que não viram os seus filhos crescerem, porque dentro da sua COSMOVISÃO, precisavam cuidar mais da empresa, dos negócios, dos bens, e até mesmo alguns interpretavam que, os filhos só se tornariam alguém se "andassem com as próprias pernas".


Isso também acontece no meio do povo de Deus, até mesmo grandes servos de Deus e líderes, podem inverter os valores por causa de uma COSMOVISÃO corrompida pelo mundo. No dia do julgamento da igreja nós teremos muitas surpresas, alguns líderes cristãos valorizaram demasiadamente a aquisição de propriedades, bens, empresas, carros e outras coisas para a igreja como instituição, e até para sí mesmos, e a COSMOVISÃO deles é que "a igreja tem que ser rica, poderosa, próspera sobre a face da terra". Eu também concordo, e isso é bíblico, no entanto, é correta essa atitude enquanto há tantos lugares do mundo sem igrejas? Pastores e Missionários passando por necessidades?


SERÁ QUE DEUS VALORIZA A CONSTRUÇÃO DE IMPÉRIOS CRISTÃOS? SERÁ QUE DEUS VÊ COMO ALGO BOM E BONITO O ENRIQUECIMENTO DE DENOMINAÇÕES E LÍDERES, ENQUANTO OBREIROS TÊM ESCASSOS OS RECURSOS PARA TRABALHAR NOS CAMPOS QUE ESTÃO BRANCOS PARA A CEIFA?


É bom sempre antes de tomar qualquer decisão, iniciar um namoro, marcar o casamento, mudar de cidade, deixar de dar o dízimo ... é bom sempre antes, colocar "os óculos" da COSMOVISÃO DIVINA, ou seja, devemos perguntar: "como Deus vê isto que irei fazer? Pra Ele tem valor também? Ou somente agrega valor pra mim mesmo e desagrada à Ele.


A verdade é que, se a nossa atitude não tiver valor pra Deus, não irá agregar valor também para nós. CONTINUA ...


ORE COMIGO:


Meu Deus, me ajude a interpretar a vida como o Senhor a interpreta, que eu possa dar valor as coisas certas, e desprezar também as que devem ser desprezadas. Tudo o que eu quero, é te agradar e não ter que voltar atrás para consertar erros, quero acertar e seguir em frente, em O Nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!