.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: VENCENDO O TRAUMA DA DERROTA PARA NÃO ENTRAR EM DECADÊNCIA


Rose Nascimento - Não Ceda




" E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. "
2 SAMUEL 9.4



Porque pessoas, empresas e instituições entram em decadência?

No caso de Mefibosete, vemos claramente a presença do sentimento de medo, fruto de um trauma do passado como fator causador de sua decadência. Muitos outros reis, príncipes, enfim, famílias reais inteiras mencionadas na história universal, passaram por catástrofes e tragédias que ameaçaram ou até destruiram o seu poderio e domínio real. Porém, podemos também perceber que, em vários desses casos os personagens envolvidos, os reis, as famílias, até perderam o reino mas não perderam a alta estima, não perderam a fé e o conhecimento de que possuam sangue real, e por isso algumas dessas famílias mesmo estando em um exílio, continuaram à viver com qualidade de vida, continuaram à viver como reis, e alguns até chegaram à retornar ao trono.


Um exemplo disso, é a família real brasileira, que até os dias de hoje são conhecidas como tal, e que ainda exercem alguma influência, ao ponto de algum tempo atrás, ter sido realizado no Brasil, um plebiscito para que o povo escolhesse através do voto a forma de governo, e entre as formas de governo que foram colocadas em votação, estava o sistema de governo monárquico, que só poderia ser exercido e que foi defendido pela família real brasileira.


Quem possue a linhagem real em seu sangue, ainda que seja tirada do trono, não deve desistir de reinar. Alguém pode até tirar o trono de um rei, mas não pode mudar a realidade de que o seu sangue é real. É exatamente por essa razão, que um verdadeiro rei, não deve se deixar sucumbir pelo medo diante das ameaças, derrotas, fracassos e perdas que se abaterem sobre o seu reinado.

Muitas pessoas têm entrado em decadência moral, financeira, social ou em outras áreas da vida, simplesmente porque carregam traumas do passado, coisas que não deram certo, decepções, lembranças de perdas e tragédias que continuam a "assombrar" mesmo tempos depois do acontecido. Normalmente essas lembranças, esses traumas do passado paralisam a pessoa, e ela já não consegue mais tentar, não consegue mais lutar pois está dominada pelo medo de ser derrotada novamente, então acaba se rendendo e cedendo à uma vida de ostracismo e mediocridade, resignando-se à uma condição de perdedor, de coitado e derrotado.

Mefibosete como já vimos nas mensagens anteriores, cresceu em meio à tragédias, seu pai e seu avô estavam mortos, outro rei que não era da sua família estava no trono, e ele mesmo estava com uma deficiência física. Porém, ele não havia deixado de possuir sangue real, então porque se deixou ir à Lo-Debar? Porque foi morar em Lo-Debar? Por causa do medo e da aceitação do fracasso, ele sentiu medo de que os inimigos da família de Saul o encontrassem e o matassem, por isso preferiu aceitar o fracasso e conviver com ele todos os dias. Veremos mais sobre esta resignação de Mefibosete na próxima mensagem, mas vejamos as sua palavras ao rei Davi em duas situações, que denotam claramente o quanto Mefibosete se depreciava e se amedontrava diante da vida:

"Quem é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?"

2 Samuel 9.8

" ... faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos. Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei meu senhor ..."

2 Samuel 19.27 e 28



O QUE SIGNIFICA LO-DEBAR E MAQUIR?



Traduzindo: LO = Não, Debar = raiz léxica: dibber - palavra, fala. No idioma Antigo: Dabar = falar, declarar, conversar, comandar, prometer, avisar, ameaçar, cantar. Ou seja: LO DEBAR = Não abra a boca! Não Fale! Não Cante! Não Pregue! Não Ore! Não Louve!



Lo-Debar era uma cidade em Manassés, em Gileade, ao leste do Jordão. Em termos atuais, a cidade de Lo-Debar, era a "favela" de Jerusalém, onde passavam os esgotos da grande cidade, e com certeza não era um exílio, um refúgio adequado à um principe de linhagem real, que havia crescido brincando na casa real, observando e vivendo todas as glórias e riquezas do reino, e com a perspectiva de que tudo aquilo um dia viria à ser seu.


Mas é exatamente isso que o medo faz com as pessoas, após algum tipo de derrota ou fracasso, a pessoa se submete à um exílio em "Lo-Debar", onde os sonhos não existem mais, onde os planos de Deus parecem não existir, onde a ordem diante da adversidade é: " Cale a boca! Não fale! Aceite o fracasso! Você nasceu para ser derrotado! ".


O texto bíblico ainda diz que Lo-Debar estava localizado em Maquir, nome que significa "vendido", e vem de uma raiz etmiológica de MAKAR, que significa “ser entregue à morte”. Em outras palavras, quem vai morar em "Lo-Debar" na região de "Maquir", está se entregando à morte e sem reclamar, totalmente resignado e em silêncio.



A DIFERENÇA ENTRE DERROTA E DECADÊNCIA


Sofrer uma derrota não significa estar em decadência. A derrota é temporária e é de caráter relativo, pois por incrível que pareça há derrotas que são para o nosso bem. O momento de crise, muitas vezes é um momento propício à criação que poderá resultar em lucro e sucesso. Agora a decadência é progressiva e pode ser efetiva e definitiva, pois é fruto da posição de resignação e aceitação que a pessoa assume diante de uma derrota. A decadência é nada mais nada menos que uma série de derrotas e fracassos, "um abismo chamando outro abismo". Se aceitamos uma derrota, e nos deixamos depreciar e abater por ela, é como se mandásse-mos uma mensagem ao inferno dizendo: "sou fraco, não posso com vocês, mereço ser derrotado por isso os autorizo, façam comigo o que quizerem". Isto é muito sério, já foi comprovado que nos casos de doenças terminais por exemplo, as pessoas que tem "sede" por viver, que amam a vida e não aceitam à morte, normalmente são as que conseguem sair do estágio terminal, e até chegam à ser curadas, seja milagrosamente, ou por meio de uma cirurgia ou medicação, já aquelas pessoas que se entregam à doença, morrem em um curto espaço de tempo.



Deus não nos chamou para sermos dominados pelos medos, fracassos, decepções, pelas derrotas e tragédias que se abatem sobre nós. Todos nós sempre vamos viver lutas e aflições, até porque seguimos á Cristo, porém Ele disse: " No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu vencí o mundo ".


O que Jesus quiz dizer, é que nós até podemos passar por aflições e "derrotas" temporárias, mas jamais devemos aceitar a decadência, como Ele mesmo passou pela morte, mas não ficou nela e ressuscitou ao terceiro dia, sempre após uma luta ou aparente derrota, devemos nos levantar, "sacudir a poeira" e seguir em frente, afinal, somos possuidores de sangue real, e ainda que o inferno tente tirar de nós o trono, nunca poderá tirar de nós o sangue do cordeiro com o qual fomos marcados e ungidos como reis e sacerdotes. Essas são razões suficientes para que você não faça como Mefibosete que aceitou a derrota indo para Lo-Debar (silêncio) em Maquir (vendido à morte). Saia de Lo-Debar, não fique em silêncio diante da morte, clame à Deus, louve à Deus, use a sua autoridade e ordene que todo espírito de fracasso e decadência saia da sua vida. Faça uso da unção real que está sobre você, e você se assentará à mesa do Rei, comerá da mesa do Rei, e terá de volta tudo o que você perdeu!



OREMOS: Pai, em O Nome de Jesus eu te peço, restaura a minha alta estima, e que eu possa perceber a unção real que está sobre mim para reinar e dominar sobre todas as coisas. Eu assumo a minha posição de rei e sacerdote constituído por Deus, e em O Nome de Jesus eu comando, eu dou uma ordem à todo espírito de fracasso, de derrota, de humilhação, de decadência, de vergonha que está na minha vida espiritual, material, financeira, familiar, sentimental, nos meus negócios ou na minha saúde. Eu digo à toda força contrária que têm agido causando derrotas na minha vida: " SAIA AGORA EM O NOME DE JESUS! E NÃO VOLTE NUNCA MAIS! EU NÃO TE ACEITO! EU TE PROÍBO DE AGIR NA MINHA VIDA! EM NOME DE JESUS, TODA DOENÇA, TODA MISÉRIA, TODA DERROTA, TODO PECADO, TODO MAL, AGORA, SAI! SAI! SAI EM O NOME DE JESUS! EU RECEBO A LIBERTAÇÃO! EU RECEBO A VITÓRIA! EU SOU UM VENCEDOR SOBRE TODAS AS COISAS EM O NOME DE JESUS! Obrigado Senhor. Amém! Graças à Deus!



Autor: Rev. Rubens Braz

7 comentários:

  1. Esta Mensagem, tocou meu coração..
    Pq na jornada. é frequente ver irmãos assim prostados em nda fazer mais, resginados esua frustações e angustias .
    Oemos sempre ao pai paar qeu venha, dar animo e renovar a todos qeu estão nestas condições.
    Deus abençoe REv.Rubens por esta mensage, vida do céu.

    ResponderExcluir
  2. GRaças a Deus recebi aqui a minha libertação, pois como mefibosete estavá eu mais recebo de Deus a Libertação, a Vitoria, e tudo que me foi Roubado pelo diabo, recebo e toda derrota ficou para trás e não me alcaçará em nome de Jesus Para gloria de Deus eterno.

    ResponderExcluir
  3. Deus falou comigo, pois eu já estava perdendo a esperança de que Deus cumpria o que prometeu em minha vida . Agora tenho certeza que Deus nos chamou para reinar, e sentarei na mesa com Ele e o seu nome será glorificado em minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Estou me preparando para uma oportunidade na minha igreja e esta mensagem me tocou muito, pois pretendia pregar sobre ela, e agora o ESPIRITO SANTO me confirmou. Eu louvo a DEUS pela vida do Reverendo. AmÉM!

    ResponderExcluir
  5. Excelente palavra, mas ha uma observação a ser feita: Maquir não é uma região de Lo-Debar e sim uma pessoa. II Sm. 9:4 E disse o Rei: Onde está? E disse Ziba ao rei:Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. com certeza esse engano de interpretação não anula as verdaes incontestáveis dessa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época era comum que as regiões recebessem os nomes de grandes patriarcas, Maquir era um desses, quando o texto diz "Casa de Maquir", está se referindo sim à uma região, a uma grande familia ou tribo, que segundo a cultura da época, era composta inclusive pelos servos e escravos. O termo "familia" naquele tempo, poderia representar um povo de 50, 100 pessoas e até grupos maiores...

      Excluir
  6. ESCOLA DE PATERNIDADE & FILIAÇÃO

    www.ministeriosaciame.org/epf

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!