.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: VENCENDO A FRUSTRAÇÃO E A MALEDICÊNCIA



Léa Mendonça - Eu sou abençoado




" ... então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E disse-lhe o rei: Onde está?


2 Samuel 9.3 e 4




... continuação - Mefibosete parte 4


Agora façamos uma parada na análise sobre o rei Davi, para analisarmos o próximo personagem que aparece no relato.
Ao buscar informações sobre a descendência de Jônatas, o rei Davi chegou até um empregado chamado Ziba, ao que parece este era o dono da informação. Quando o rei perguntou à Ziba se havia alguém ainda vivo da casa de Jônatas para que ele pudesse beneficiar, Ziba logo respondeu: "Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés".



VENCENDO A FRUSTRAÇÃO E A MALEDICÊNCIA



Podemos perceber claramente nesta resposta de Ziba, que ele era o típico portador da má notícia, o pessimista, aquele que julga e subestima as pessoas pelos seus defeitos ou dificuldades. O rei não havia indagado Ziba sobre defeito algum, então a resposta mais apropriada deveria ter sido " há um filho de Jônatas chamado Mefibosete", mas não foi assim que Ziba deu a informação, ele não fez nenhuma questão de informar o nome, mas apenas se ocupou em dar o relatório negativo, divulgando o defeito de Mefibosete, é como se ele dissesse: " há um filho de Jônatas, mas ele não tem nada de importante, é um qualquer, ele nem mesmo pode andar, é um aleijadinho ...".


Talvez Ziba fosse um servo frustrado, um homem amargurado por causa da sua vida, e ao ouvir dizer que o rei desejava fazer o bem a alguém, talvez tenha pensado: "por que o rei faria o bem a um aleijado qualquer, eu tenho saúde e tenho trabalhado a minha vida inteira como servo, eu mereço receber o favor do rei, então que ele faça o bem a mim, ou então, se eu não obtiver o favor do rei, ninguém também pode obter".


Esse "espírito de Ziba" têm agido através de muitas pessoas que se deixam ser usadas por satanás como pedra de tropeço para o seu próximo. São pessoas frustradas, amarguradas de espírito, e que ao invés de buscar força em Deus para mudar a sua situação, desenvolvem um sentimento e um desejo maligno, de que as outras pessoas também sofram como ela sofre, talvez até não tenha esse tipo de desejo, mas a pessoa se tornou tão pessimista, tão negativista, que não suporta ou não acredita quando é informada que outrem poderá mudar de vida, e por isso quando não está ocupada criando impedimento, não atrapalha, mas também não faz nada para ajudar. Nós precisamos tomar muito cuidado para não dar lugar a esse espírito em nossas vidas, até porque "quem planta, um dia sempre colhe".


Alguns de nós, talvez viveram decepções em algumas áreas de sua vida, mas por exemplo, não é porque eu fui mau-sucedido ao tentar iniciar um negócio na área de vendas, que o meu próximo também será mau-sucedido. Cada caso é um caso, e existem muitas leis que regem a nossa vida aqui neste imenso universo, e a forma de Deus agir na vida de cada um é diferenciada pela forma como cada indivíduo se coloca diante de Deus. Então tudo o que o nosso próximo não necessita, é que nós venhamos a tentar transferir para ele, as nosssas frustrações pessoais. Tenhamos sempre uma palavra de ânimo, uma palavra positiva, e quando for o momento certo de fazer uma crítica, que também possamos fazê-la, mas de maneira saudável e produtiva, visando não a humilhação ou a vergonha da outra parte, mas o seu crescimento.


A crítica que gera lucro, não é aquela onde eu aponto os defeitos e faço acusações, mas é aquela onde acima dos defeitos, eu aponto as soluções, onde eu mostro o caminho a ser trilhado para que a pessoa consiga corrigir aquele defeito, ou no caso de um defeito que não possa ser corrigido, ajudar a pessoa a conviver com ele, porém tirando o melhor proveito da situação e sem ficar prejudicada pelo mesmo.



Voltando à analise sobre o rei Davi, o que me chama a atenção, é a atitude que Davi toma diante das palavras de Ziba. Davi poderia ter se deixado contaminar por aquele "espírito" de Ziba, aquele "espírito" de pessimismo, maledicência, fofoca e talvez até de inveja, mas as palavras que em seguida se ouviram da boca de Davi, foram: "Onde está?".


É muito provável que sendo o homem íntegro que era, Davi não tenha gostado nem um pouco do que ouviu da boca de Ziba, ele deve ter notado à intenção maligna contida nas palavras do servo, mas Davi mostrou temperança e domínio próprio. Davi não somente não se deixou contaminar pelas palavras de Ziba, como também não se deixou irar contra o mesmo, ele sabia que a justiça pertencia à Deus, apesar de ele mesmo ser o grande rei de Israel, e que no tempo certo, Ziba colheria o fruto da sua atitude.




Ao invés de desistir do seu objetivo se deixando influenciar pelas palavras de Ziba, ou ainda de perder tempo se envolvendo com "picuinhas" com o servo Ziba, o rei Davi deu mais um passo em direção ao seu objetivo, quiz saber onde poderia encontrar aquele "aleijado de ambos os pés".




Nesta situação fica muito claro, que para Davi, o que importava era a pessoa por trás do defeito, e isso nos mostra como deve ser a atitude de um verdadeiro cristão, além de tipificar também, a forma como Deus nos vê. Podem falar o que quiserem de nós, mas Deus ainda nos vê como pessoas, como filhos, como seres criados à sua imagem e semelhança para dominar sobre todas as coisas, Deus nos vê através dos defeitos e pecados que possamos estar carregando. Deus nos vê através da cruz do Seu Filho, onde ficaram crucificados todos os nossos defeitos, desgraças, maldições e fracassos.




Agora somos nós que precisamos primeiramente, vermos à nós mesmos através da cruz de Cristo para depois podermos enxergar o próximo através da cruz de Cristo. Sem a cruz de Cristo, nós somos cheios de defeitos, repletos de enfermidades, pecados, derrotas, vergonha e fracasso, mas através da cruz, ficamos bonitos, curados, vitoriosos, somos exaltados, pois todo o nosso opóbrio fica na cruz do Senhor Jesus Cristo.




OREMOS: Pai, em O Nome de Jesus eu te peço, transforma o meu caráter e me ensina a dizer a coisa certa e na hora certa ao meu próximo quando ele estiver passando por dificuldades, e que nas minhas dificuldades, o Senhor possa levantar pessoas tementes à ti para me estenderem a mão. Senhor, se há em mim algum trauma do passado, alguma frustração, mágoa ou amargura, cura-me, liberta-me, quero ser livre para seguir adiante, e levando muitos outros também a seguirem em frente sem me tornar pedra de tropeço para o meu próximo. Pai eu te peço, guarda-me também daqueles que não querem ver o meu bem, guarda-me daqueles que se alegram no meu mal, proteja o meu coração, a minha mente e os meus ouvidos de toda maledicência que proferem contra a minha vida. Eu declaro em O Nome de Jesus, que contra mim não há feitiço ou encantamento, e que toda palavra de maldição, e todo dardo inflamado do maligno contra a minha vida, não prosperará, eu repudio toda ação de inveja e maldição contra minha vida. Amém. Graças à Deus.




Rev. Rubens Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!