.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: QUANDO SOU PROVADO


Ao vivo - Sacrifício de Abraão





" ... pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o alí em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei."

Gênesis 22.1 e 2



É muito comum as pessoas associarem as dificuldades e lutas às derrotas e aos fracassos. Mas, se esquecem que "sem luta não há vitória", e que o passar por lutas ou tribulações, não significa necessariamente derrota ou fracasso. É a atitude que eu tomo, ou deixo de tomar diante das lutas que definem se o meu estado final será de derrotado, ou vitorioso.


O que será que as pessoas falaram à respeito de José do Egito o filho de Jacó, quando este por um período de mais ou menos doze anos esteve em constante dificuldade, da casa do pai para o campo, do campo para a cova, da cova para a escravidão, da escravidão para a tentação, difamação e calúnia, e dessas últimas dificuldades direto para a cadeia como um criminoso?


E o que será que disseram de Davi, o jovem que por cerca de dez anos viveu em cavernas no deserto, fugindo, se encondendo do seu algoz o rei Saul?


O que será que as pessoas disseram de Jesus quando este foi apresentado a humanidade, totalmente destituído de parecer e de formosura, ao ponto de os homens Dele esconderem o rosto enquanto Ele pendurado em um madeiro entregava o seu espírito ao Pai?


Com certeza as pessoas tiveram opiniões das mais diversas, e até contrárias entre sí, mas é muito provável que algo em comum aconteceu à todos como ainda acontece nos dias de hoje: foram "julgados", foram acusados de serem os responsáveis, os causadores do próprio infortúnio do qual foram vítimas. Em detrimento do sofrimento pelo qual passaram, de vítimas passaram à culpados, foram considerados "merecedores", é como se os acusadores proferissem uma frase bastante atual " alguma coisa fizeram para merecer isso..."


Nós vemos isso bem claro na Bíblia Sagrada quando trouxeram até Jesus um jovem cego de nascença, e as pessoas lhe perguntaram:


" Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? " Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus"

João 9.2 e 3


Veja que as pessoas não estavam preocupadas em ajudar o cego em suas necessidades decorrentes da sua limitação visual, tampouco demonstraram o desejo de vê-lo enxergando completamente curado. As pessoas estavam apenas preocupadas em culpá-lo, como se já não bastasse os problemas que ele carregava consigo.


Hoje não é diferente, principalmente em tempos onde é moda ser um "cristão evangélico próspero", e onde a palavra "prosperidade" teve o seu significado abrangente, reduzido unicamente à questão financeira, mais precisamente ao "ter ou não ter dinheiro". Se tornou corriqueiro ouvirmos que, se uma pessoa não tem um carro do ano, é porque tem uma maldição sobre ele, se ficou doente, "deve estar em pecado", se foi traído, enganado, "é porque não estava na presença de Deus ..."


... ainda há alguns casos que chegam a ser hilários, como por exemplo quando certos pregadores oram por enfermos e eles não são curados. Normalmente para não serem envergonhados (afinal precisam manter a reputação de pregadores "prósperos"), transferem a culpa ou para Deus, ou para o enfermo. No primeiro caso costumam dizer " Deus não quiz te curar, não é da Sua vontade que você seja curado " ou seja, a culpa é de Deus. No segundo caso dizem " Você não têm fé, você não está crendo ..." ou ainda, " você está no pecado, por isso Deus não te curou ", ou seja " a culpa é sua".


De certa forma, há um pouco de verdade em algumas dessas afirmações, mas cada caso é um caso, não podemos generalizar. Deus é soberano, e Ele em sua soberania tem os seus planos que não podem ser frustrados, Ele tem o controle de todas as coisas, por isso tudo coopera para o nosso bem, ou seja, as vezes até aquilo que assimilamos como derrota, pode na verdade estar relacionado a vitória que teremos em seguida. Não estou fazendo apologia a derrota, mas estou dizendo que há certas situações difíceis pela qual as pessoas passam, que eu já passei, ou que você poderá passar, que não significam que você mereceu, que você pecou, que você não está na presença de Deus, mas significa que Deus te escolheu para que em VOCÊ Ele pudesse manifestar a sua glória em meio à sua dificuldade.


Durante o tempo de lutas pela qual passaram, imagino que 99,9% das pessoas não imaginaram que: o José prisioneiro e injustiçado se tornaria o governador do Egito, que Davi o fugitivo ficaria registrado na história como o maior rei de todos os tempos, que Jesus o crucificado salvaria a humanidade inteira do pecado e ainda ressuscitaria dentre os mortos sendo elevado ao céus para se assentar à direita de Deus.


Assim também, se as pessoas tivessem o conhecimento do que Abraão estava indo fazer no alto do monte Moriah, provavelmente o criticariam, o julgariam, talvez diriam: " Deus o está castigando, no mínimo ele dever ter feito algo muito terrível, deve ter pecado para que Deus se ire contra Ele, e lhe ordene matar o seu próprio e único filho ". Mas na verdade aquillo que parecia uma luta, e até mesmo uma derrota, era um momento especial e sobrenatural onde o próprio Deus se daria a conhecer à Abraão como o "Jeovah Jireh", e ainda transformaria o homem Abraão em "o Pai da Fé", o pai de Nações, o homem pelo qual seriam benditas todas as famílias da terra. Abraão estava sendo provado, para ser promovido no Reino de Deus.


Em nossas vidas, devemos tomar muito cuidado, para não subestimarmos as obras do diabo, nos conformando com derrotas e fracassos que ele tenta "jogar" sobre nós. Mas também precisamos ter o discernimento do Espírito, para identificar quando estamos sendo provados, para que então sejamos aprovados, e ainda que alguém tente nos acusar, difamar, caluniar dizendo que somos causadores ou merecedores da luta, do fracasso, da derrota, não devemos "emprestar" os nossos ouvidos as palavras do diabo, mas seguir em frente e em obediência à Palavra de Deus, ainda que a sua ordem seja para sacrificar algo que nós presamos muito, algo de nossa estima e de muito valor para nós, com certeza, no final de tudo, veremos Deus se revelando à nós, nos tornaremos mais íntimos Dele e todos verão a glória do Senhor brilhar em nossas vidas.


OREMOS: Senhor Deus e Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ensina-me e ajuda-me a discernir pelo Teu Santo Espírito cada momento da minha vida, e as lutas pelas quais eu vier a passar, ou que já estou passando, para que eu possa agir de forma correta e que agrade ao Senhor. Se as lutas forem de origem diabólica, que eu tenha poder destruí-las, se elas forem de origem Divina para me preparar e provar, que eu tenha fé, coragem e capacidade para guerrear e vencer. Senhor, dá-me os teus ouvidos, para que eu somente venha a ouvir as palavras do Senhor para mim, e que toda palavra de acusação e de derrota não tenha lugar na minha mente, na minha boca, nos meus ouvidos e no meu coração. Eu declaro em O Nome de Jesus de Nazaré que em todas as lutas e provações eu serei aprovado, eu serei mais que vencedor. Amém. Graças à Deus.


Autor: Revereno Rubens Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!