.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: COMO VENCER O MEDO - parte II - Planejando estrategicamente


59 Deus tem Um Plano - 59 Deus tem Um Plano





" E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. "


2 Samuel 9.4




O segundo passo para vencer o medo é:



2 - PLANEJAR O PERCURSO ATÉ O MEU ALVO




Sabemos que Deus através de Davi foi misericordioso para com Mefibosete, assim como hoje Ele é misericordioso para conosco. Porém há um fato que faz toda a diferença e que precisamos nos conscientizar. No Velho Testamento Jesus ainda não havia descido à este mundo para morrer por mim e por você, muito menos por Mefibosete, o aleijado de ambos os pés. Sabemos também que no Velho Testamento o acesso direto à Deus no Lugar Santíssimo era restrito aos sacerdotes, por essa razão quando Deus queria agir com misericórdia para com a vida de alguma pessoa em específico, Ele mesmo se manifestava, se revelava, ou enviava seus anjos como podemos ver na história de Abraão ( Gn 18), de Ló (Gn 19), de Elias (I Rs 19.9, II Rs 2.11), Salomão (II Cro 7.12), e de vários outros. O próprio Deus se manifestava porque no Velho Testamento o homem estava limitado, o plano da Salvação ainda não fora realizado. No entanto, à partir do Novo Testamento ( Novo Tempo, Nova Aliança), com a morte e ressurreição de Jesus todos nós fomos feitos sacerdotes e reis. E isso indica que possuímos a unção real (para comandar) e a unção sacerdotal ( para ministrar).




" E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. "


Apocalipse 5.9 e 10




Sobre a vida de Mefibosete havia uma unção real devido à linhagem à qual pertencia, e como já vimos anteriormente, um rei pode perder o trono, mas não perde o sangue real, não perde a unção real. Dessa forma, a atitude mais correta para Mefibosete seria fixar como alvo, uma vida digna como um homem de família real que era, e depois, " planejar o percurso " para chegar ao seu alvo, mas não foi isso o que Ele fez, ele se resignou à morar nos esgotos de Jerusalém, em Lo-Debar.




Nós devemos tomar muito cuidado, pois quando lemos a história de Mefibosete temos uma tendência à nos encantarmos com o desfecho positivo e com a ação misericordiosa de Deus através de Davi para com um "aleijado de ambos os pés". Porém, ainda que o nosso Deus continua sendo misericordioso, hoje Ele nos delegou uma parcela do seu poder porque espera que nós façamos as mesmas obras que Ele fez quando esteve nesta terra (Jo 14.12). Fomos constituídos como reis e sacerdotes (Ap 1.6), e para o caso de sermos questionados como que autoridade comandamos(Mc 11.28), Ele nos deu o Seu Santo, Precioso e Poderoso Nome como autoridade para curar os enfermos e expulsar os demônios (Mc 16.17 e 18), e para não haver nenhuma dúvida, o mesmo Espírito Santo que no Velho Testamento agia somente através dos grandes sacerdotes, reis e profetas, Ele enviou à nós (Jo 14.27, At 2), por isso hoje podemos ser cheios da sua presença, e batizados com poder e com fogo (Mt 3.11).




Tudo isso foi realizado por Deus, para que o ser humano saísse da condição de ser passivo (que sofre a ação ), para a condição de ser ativo (que realiza, que causa, que faz a ação ).




Há algumas pessoas que estão como Mefibosete, não traçaram alvos para alcançar, e tampouco planejaram um percurso para trilhar, elas pensam que Deus fará misericórdia à elas como fez à Mefibosete. Deus realmente não mudou, realmente Ele continua sendo misericordioso e em certos casos específicos Ele continua se revelando e se manifestando em misericórdia para com seus filhos. Porém Deus não entregou Jesus à morte para nada, ou somente para que tenhamos a vida eterna após a morte. O plano da Salvação não resume ao período pós-morte, mas também se destina à nossa vida, e é nesse período, enquanto estamos vivos, que Deus espera a nossa atividade em fé, e não a nossa passividade diante dos males da vida. Precisamos planejar para alcançar um alvo.



Sabemos que os nossos planos devem estar pautados na Palavra de Deus e em concordância com o Plano Divino.




" o coração do homem faz planos, mas do Senhor vem a resposta "

Provérbios 16.1




" Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. "


Provérbios 15:22




Porém, obedecer à Deus não significa ficar inerte esperando que algo aconteça, ou que Ele realize a parte que cabe ao ser humano realizar. Em um dos artigos anteriores já estudamos sobre isso: na Bíblia Sagrada todo relato de milagres contém de alguma forma a participação do ser humano em sua realização, não que Deus precise do homem para fazer milagres, mas simplesmente Ele quer que o mesmo participe do processo, e essa experiência só vem nos enriquecer e aumentar a nossa fé.

O ato de planejar o próximo passo, além de nos dar mais segurança em nossa caminhada em direção ao alvo, pode nos livrar de grandes prejuízos futuros. A caminhada da fé, é como se fosse uma caminhada pelas pedras em meio à um rio de forte correnteza.



Me agrada muito praticar atividades em meio à natureza, já tive a oportunidade de subir um rio escalando as pedras que haviam em seu leito. Nessa caminhada pude observar que essas pedras que se localizam no meio dos rios variam em forma, e em firmeza, algumas são grandes e até podemos nos sentar sobre elas, outras são tão pequenas, que só podemos pisar com um pé apenas. Algumas são escorregadias por causa do lodo acumulado pelo tempo, outras ainda são instáveis e perigosas e porque não estão bem firmes se deslocam ao pisarmos sobre elas,apenas estão encostadas em alguma superfície irregular, sobre outra pedra por exemplo.

Agora imagine o seguinte, se alguém tenta fazer essa caminhada pela primeira vez, e não sabe quais são as melhores pedras para se pisar com segurança, com certeza terá razões de sobra para se preocupar, e sentirá muito medo diante da forte correnteza "quebrando" contra as pedras. Em um caso oposto, se a pessoa souber exatamente quais são as pedras boas para pisar, e está devidamente preparada, tanto em condicionamento físico quanto em equipamentos de apoio, com certeza fará a caminhada como uma atividade de lazer, diversão e aventura. Pode parecer complicado mas não é, e principalmente quando "atravessamos o rio" e chegamos ao nosso alvo, é que nós conseguimos ver quão valiosos foram os momentos gastos com o planejamento.




Na narrativa bíblica sobre a queda dos muros de Jericó por exemplo, sabemos que a estratégia (13 voltas em 7 dias) foi dada pelo próprio Deus, mas coube à Josué e ao povo de Israel se planejar e se organizar da melhor forma possível para cumprir a ordem de Deus para que elea fosse eficaz (Js 6). No caso de Gideão e os trezentos valentes, Deus também deu uma estratégia (tocha, cântaro, trombeta, teste da água), mas coube à Gideão aplicar o teste em seus soldados para escolher os mais corajosos, e coube aos trezentos homens o se organizar e planejar para utilizar as tochas, os cântaros e as trombetas de forma à vencer a guerra (Jz 6).




Caminhar pela fé e alcançando o sucesso, implica em gastar tempo com planejamento estratégico, e isso Deus não fará por nós, Ele pode nos mostrar o caminho, e até apontar quais são as pedras boas para pisar, mas caberá à nós a missão de planejar como passar de uma pedra para outra, " a largura do salto, a distância à ser vencida, o impulso certo, que equipamentos de apoio usar em cada situação ".




Um problema encontrado de forma inesperada, pode nos deixar completamente sem ação, daí resultando o sentimento de medo, o receio diante do fracasso iminente. Já uma ação de planejamento nos antecipa aos problemas, nos dando "fôlego" para encontrar as soluções adequadas e eficazes, por essa razão, uma pessoa que se planeja, dificilmente é dominada pelo receio e pelo medo, porque em seu planejamento, ela já tem uma estratégia para vencer o problema.

Eu sou músico, e Deus me abençoou com a oportunidade de estudar em uma das melhores escolas do Brasil, porém antes de ter estudado, haviam certas "técnicas" que eu não conseguia usar, e por isso sentia medo de tocar certas partituras musicais que exigiam uma perícia resultante daquela técnica que me faltava. Mas depois que planejei o meu estudo, com a ajuda do meu professor que planejou o meu treinamento, eu já sabia onde eram as minhas dificuldades, e o que fazer para resolvê-las. Se eu tinha uma dificuldade em uma "passagem" musical específica, logo planejáva-mos e desenvolvia-mos uma técnica, que pelo treinamento repetitivo, progressivo e periódico me levasse a me aprimorar até poder realizar aquela técnica com perfeição, nunca mais tive medo de tocar alguma partitura.

A realidade é que os problemas vem sobre todas as pessoas, independente de raça, posição social, situação financeira, crenças e religião ...





" Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.


Mateus 5.45 "




O segredo é planejar os nossos passos para andarmos " debaixo de chuva ou sol ", buscando o conhecimento na Palavra de Deus, afinal a Bíblia Sagrada é o "manual de funcionamento do cristão".




"Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma."


Salmos 119.133




A Bíblia nos mostra como vivermos bem e de forma a "funcionarmos" de forma saudável e correta. Assim como ao comprar um eletrodoméstico, preciso ler o manual para saber como funciona, como devemos proceder para que ele não se quebre, assim também, se nós não consultamos o nosso manual, a Bíblia Sagrada, correremos o risco de não planejar, ou de planejarmos de forma errada e em contraste com a vontade de Deus, e o resultado será uma vida de medo, reclusão, frustração e fracassos. Após a leitura da Plavra, devemos levar os nossos planos à Deus em oração, para a sua benção esteja em todas as etapas do plano.




OREMOS: Pai, em O Nome de Jesus Cristo eu te peço capacidade para planejar a minha vida ministerial, espiritual, financeira, sentimental, familiar e social, segundo a Tua Palavra. Que não seja feita a minha, mas a tua vontade, e que eu possa ter persistência e sabedoria para seguir adiante, mesmo diante dos problemas que vierem contra os meus planos. Amém. Graças à Deus.




Rev. Rubens Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!