.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Pão Diário: Quanto você vale na adversidade? Parte I

" Estes, dos filhos de Gade, foram os chefes do exército; o menor valia por cem, e o maior por mil. "
1 Crônicas 12:14



É interessante notar o destaque que o relato bíblico dá à onze homens, filhos de Gade. No meio de cerca de 45.000 homens, Deus levantou 11 homens diferentes, guerreiros cheios de bravura, e segundo o relato bíblico, "em meio à guerra, O MENOR DELES VALIA POR CEM GUERREIROS, E O MAIOR DELES VALIA POR MIL GUERREIROS!

Será que nós também somos capazes de crescermos em valor, durante os momentos de lutas, problemas e adversidades? Ou será que conosco acontece o contrário, na hora da peleja abrimos mão de qualidades e bens, e então passamos a valer menos?

I - QUAIS ATITUDES SERIAM CORRETAS EM TEMPO DE GUERRA?

Todos nós seres humanos, vivemos numa constante guerra pela sobrevivência, enquanto estivermos nesse corpo finito, sujeito à doenças e à morte. Enquanto estivermos nesta terra contaminada e condenada pelo pecado, cada um de nós, dia após dia temos os nossos próprios gigantes para derrubar, os leões para matar. Isso é verdade iminente, não adianta alguém pensar que nessa vida haverá a possibilidade dessa "guerra" acabar.

" Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. "



Estamos em constante guerra entre o bem e o mal, portanto, a primeira coisa à se fazer é se concientizar disso: É TEMPO DE GUERRA! O TEMPO DE PAZ CHEGARÁ COM A VIDA ETERNA QUE SE INICIA APÓS A MORTE!

Primeira atitude: deixar de viver uma utopia de paraíso terrestre, e ACEITAR QUE ESSE NÃO É O MELHOR DOS MUNDOS, que essa terra não é perfeita (o homem a torna imperfeita), e que por isso mesmo não é o melhor que Deus tem para nós, o Melhor de Deus para nós ainda está por vir!

" Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. "



Segunda Atitude: depois de aceitar que está em guerra contra o mal, e que esta terra não é o melhor dos mundos (por causa da corrupção e pecado), DEIXE DE ESPERAR COMPENSAÇÃO, SATISFAÇÃO, REALIZAÇÃO QUE VENHA DESSA TERRA IMPERFEITA. Quando você entende isso, você deixa também de se frustrar. Muitas pessoas estão frustradas, e até já pensaram em tirar suas vidas sabe porque? Porque esperaram algo desse mundo que ele não pode lhes dar. São pessoas que por falta de conhecimento da Bíblia Sagrada, criaram uma utopia, uma ilusão de que esse mundo é bom, realmente ele pode ser bom sim, mas pra quem espera em Deus, pra quem espera a vida eterna após a morte, e não pra quem acha que esse mundão corrupto, violento e pecaminoso pode tornar a nossa vida perfeita! Mesmo alguns de nós, que têm o privilégio de ter a vida "quase perfeita", não podem fechar os ouvidos diante dos noticiários violentos, não podem fechar os olhos para os moradores de rua, para as crianças de rua, para os pontos de droga em cada esquina!

" Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. "


" Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. "


Terceira Atitude: É necessário direcionarmos todos os nossos esforços, a nossa fé e esperança, EM BUSCA DA VIDA ETERNA AO LADO DE CRISTO DEPOIS DA NOSSA MORTE! Se morrermos em Cristo (servindo à Ele e não ao pecado), na verdade viveremos eternamente ao lado dele, e lá sim será um mundo perfeito.

" E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. "


É lamentável como hoje, até mesmo igrejas, denominações e pregadores, tem se deixado usar pelo maligno para fazer com que as pessoas "tirem os seus olhos da vida eterna", e os coloquem na busca por coisas passageiras desse mundo corrupto e pecaminoso. Não há nenhum problema em trabalharmos, estudarmos, buscarmos a prosperidade e os bens terrestres, mas o problema, é que muitos não têm noção alguma de que isso tudo vai acabar, não desejam o melhor que Deus tem preparado. Alguns porque simplesmente se apegaram às coisas desse mundo, e outros, porque não foram ensinados que essas coisas vão passar, simplesmente os seus pastores não pregam à repeito disso, pois para eles é mais interessante pregar sobre milagres, sobre solução de problemas, sobre prosperidade financeira porque são essas coisas que as pessoas buscam, e automicamente enchem as igrejas nos dias de hoje.

Em algumas dessas denominações, pessoas já se frustraram, se decepcionaram com o Evangelho, porque o pregador era "pregador de rosas", mas não pregava que "a rosa têm espinhos". Esse mundo é lindo, mas têm problemas por causa do pecado que está nele (rosa com espinhos). Já o mundo que Deus tem preparado para nós, é perfeito como vimos no texto acima, lá não haverá dor, choro, lá não haverá morte nem haverá noite!

Em Resumo: Enquanto estivermos nesta guerra pela sobrevivência na Terra devemos:

A - ACEITAR QUE ESSE NÃO É O MELHOR DOS MUNDOS;

B - DEIXE DE ESPERAR COMPENSAÇÃO, SATISFAÇÃO, REALIZAÇÃO QUE VENHA DESSA TERRA IMPERFEITA;

C - BUSCAR DA VIDA ETERNA AO LADO DE CRISTO.

Quando nós deixamos de ter essas atitudes diante da vida nessa terra, o diabo consegue o seu propósito, que é diminuir o nosso valor nos momentos de guerra. Uma pessoa com conceitos e foco errados, age de forma errada e equivocada no momento de guerra, e isso diminue o seu valor. São pessoas:

- Frustradas (menor valor);

- Amargas, decepcionadas (menor valor);

- Suicidas (menor valor);

- Viciadas como fuga dos problemas (menor valor);

- Etc...


CONTINUA PARTE II ...


ORE COMIGO:

Senhor, abre os meus olhos espirituais para que eu possa ver a realidade desse mundo, e que eu possa começar a enxergar o mundo que o Senhor tem preparado para mim. Eu quero a vida Eterna mais do que bens materiais e finitos dessa terra. Me prepara Senhor, para que eu possa herdar a Vida Eterna, eu te peço em O Nome de Jesus. Amém!

Pão Diário: Forçando a Barra pra tirar Alguém do Buraco - por Rev.Rubens Braz

" E disse o senhor ao seu servo: Sai pelos caminhos e valados, E FORÇA-OS a entrar, para que a minha casa se encha. "
Lucas 14.23


- PRIMEIRA PARTE -


Pra ajudar alguém à sair do buraco, às vezes a gente precisa "forçar a barra", como Ele fez... foi até as últimas consequências, morreu para que aceitásse-mos o seu convite:

" Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. "

Mateus 11.28


Jesus não fez somente esse lindo convite, mas Ele o "embrulhou em um belo papel de presente, o colocou dentro de um lindo envelope": ELE MESMO! A mesagem era bonita, e o mensageiro nos provou que a mensagem era verdade. Mas para nos dar essa prova, Ele "forçou a barra" conosco, nos fez vê-lo pendurado em uma cruz. Ele não ficou somente no convite (PASSIVO), mas Ele agiu (ATIVO), nos demonstrando que o convite era real, verdadeiro, e que valeria a pena aceitá-lo.


* forçar a barra = insistir muito; fazer pressão.
A igreja na terra, nos últimos tempos, tem atuado de uma forma um tanto "passiva" no que se refere à evangelização. É muito raro vermos atividades evangelizadoras por parte de igrejas, que mereçam destaque e a nossa atenção, pois com exceção das grandes concentrações promovidas por pregadores famosos, a igreja brasileira não tem sido incentivada à evangelizar, ganhar almas. Claro que há exceções, existem alguns poucos ministérios por esse Brasil afora, que tem feito à diferença, evangelizando de forma "agressiva", são igrejas que sairam do "evangelismo passivo", e passaram para o "evangelismo ativo".

EVANGELISMO PASSIVO

É a ação tímida de crentes que às vezes até com boa intenção, porém sem treinamento algum, saem pelas ruas com "cara de crente" (usos e costumes religiosos), folhetos e a Bíblia debaixo do braço, e sempre os mesmos termos: "aceita um folhetinho da Palavra de Deus?" Esses crentes, normalmente voltam para casa sem resultados, ou muito pouco acontece, pois essa forma de evangelizar, joga a responsabilidade da PROMOÇÃO DA AÇÃO SOBRENATURAL, nas mãos do lado mais fraco, o pecador. Precisamos entender que, o pecador está espiritualmente "doente, fraco", e até mesmo "dominado" por forças ocultas e malignas, portanto, cabe à quem está forte (o crente evangelizador), agir ATIVAMENTE, e não PASSIVAMENTE, para que a fraqueza espiritual do evangelizado, não comprometa a AÇÃO SOBRENATURAL de Deus, e consequentemente o RESULTADO DO EVANGELISMO, que deve ser a Salvação do pecador.

Antes ainda de falar sobre o EVANGELISMO ATIVO na prática, analisando o versículo citado acima, podemos ver que na parábola contada por Jesus aos seus discípulos, um homem muito rico organiza um grande banquete, e dá a seguinte orientação ao mestre-de-cerimônias, com relação aos convidados: "força-os à entrar" .

Nesta parábola, o homem rico estava representando o nosso Deus, dizendo para nós, a sua igreja: "saiam pelas favelas, comunidades, prisões, hospitais, repartições públicas, empresas, escolas, ruas, praças, vão por todos os lugares e "FORÇEM" as pessoas à entrarem na minha igreja. Quero a minha casa cheia, pois preparei um banquete pra eles:


- lá têm cura para os doentes (E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. Mateus 8:7 );

- libertação para os oprimidos (Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. Salmos 72:14 );

- alegria para os tristes ( a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado. Isaías 61:2 );

- força para os fracos (E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Romanos 8:26) ;

- riqueza para os pobres, amor para os desprezados, paz para os aflitos (Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Salmos 72:13 );

- perdão para os pecadores (Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9 );

- salvação para os condenados (Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10 )

- " Eu Sou Pai de órfãos e Juiz de Viúvas " (Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Salmos 68:5 ).

- " Vão, forçem eles à entrarem no meu Reino, pois nenhum deles pode continuar sofrendo, não tenham medo, vocês estarão forçando-os à se tornarem vencedores, quando eles estiverem vencendo, eles não vão reclamar, eles vão agradecer ...


" A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. "

Lucas 16.16

Talvez o leitor pode pensar: " esta mensagem não é para mim, pois não sou um evangelista..." Conceito Errado. Primeiramente porque não estou me referindo ao ministério de Evangelista, estou me referido à atitude EVANGELIZADORA de um EVANGELIZADOR que pode, e deveria ser a atitude de qualquer pessoa que teme à Deus, e que ama o próximo, que ama as almas que estão perecendo sem Jesus.



Tem algum amigo do seu trabalho SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Tem um vizinho no seu bairro SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Tem um parente seu que está SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Estava no transporte coletivo e conheceu uma pessoa que está SOFRENDO? FORÇE-A À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Foi ao cabeleiro, à farmácia, à padaria ou ao mercado e quem lhe atendeu está SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Há muitos crentes que já estão assentados à mesa do banquete de Deus, já receberam curas, milagres maravilhosos, libertações, bençãos financeiras, mas não convidam ninguém mais, pra se assentar à mesa de Cristo e saciar a fome! Outros, como eu disse no início desse texto, até fazem o convite, mas de forma passiva, que não convence as pessoas de que Deus REALMENTE TEM UM BANQUETE PREPARADO.

O TIPO DE CONVITE E O ENVELOPE - A mensagem e o mensageiro




Hoje, com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, é muito comum recebermos convites de casamentos, festas, aniversários, convites cada vez mais lindos e criativos. A nossa tendência é pensar da seguinte forma: se o convite é personalizado, bonito, criativo, enfim, se ele chamar a nossa atenção positivamente, logo deduzimos que será uma ótima festa, e não vamos querer perder. Há convites que são tão bem feitos, tão bonitos e caros, que ficamos até com dó de jogar fora. Conheço pessoas que guardam convites de festas que aconteceram já há alguns anos pelo fato do convite ser uma verdadeira "obra de arte".

Há certos evangelismos que são feitos, onde o folheto é ruim, quem está fazendo o convite, também não está representando Deus de uma forma positiva, pois faz o convite sem paixão, sem fé, sem alegria, sem beleza, enfim... a tendência é a pessoa "jogar na lata do lixo" o convite, pois a impressão que ela teve é de que "NÃO VAI HAVER BANQUETE COISA NENHUMA". A pessoa que está sofrendo, chorando, não vai acreditar que esse Deus pode mudar a sua vida, se o evangelizador quando fala passa tristeza, carranquismo, dúvida, insegurança, falta de persistência etc.

Já ví pessoas evangelizando com simplicidade, não sabiam nem pronunciar as palavras de forma correta, falavam "Jésuisi", "Demonho", porém evangelizavam com autoridade, com fé, com paixão, e dessa forma as pessoas atendiam o convite, e quando chegavam à igreja, tinham suas vidas transformadas por Deus.

As mamães sabem muito bem que, se deixar por conta da criançada a decisão de quando comer, e o que comer, elas só vão comer doces, só vão querer sobremes e completamente fora de hora. Por essa razão, muitas mães se veêm obrigadas à "forçar" a barra para que os filhos comam, e fazem isso, com certeza não para mal, mas para o bem de seus filhos.

O TIPO DE ORDEM ATIVA

Se você quer ajudar alguém que está sofrendo, na sua casa, na sua família, no seu círculo social, nem sempre a melhor forma é tratar como se estivesse sentindo pena, sentindo dó. Muitas vezes sentir pena, dó, causa na pessoa sentimentos de comiseração, depressão, ela se coloca "mais pra baixo" ainda, e algumas até mesmo passam a agir com "estrelismo", quando percebem que se tornaram o centro das atenções. Sentir pena, dó, não ajuda ninguém, não coloca comida na barriga de ninguém, não salva ninguém do inferno!

Quem está sofrendo, deve ser DESAFIADO à entrar no banquete. Quem está sem forças espirituais, não está em condições de aceitar a "comidinha", algumas pessoas inclusive, assim como a criança que só quer a sobremesa mas não quer se alimentar saudavelmente, essas pessoas também só querem a cura, o dinheiro, o emprego, o marido de volta, mas não querem ouvir o que Jesus tem à dizer sobre elas, o porque do sofrimento, não querem saber quais atitudes devem mudar em suas vidas para que as bençãos possam vir sobre elas, não querem ler a Bíblia, não querem orar, não querem frequentar a igreja, enfim, não querem alimento sólido, querem somente se livrar dos seus problemas e jogá-los no colo de Jesus.

Se nós evangelizadores, formos "moles" com esse tipo de pessoas, vamos prejudicá-las. A mãe que faz todos os "gostos alimentícios" dos filhos, em uma grande probabilidade de no futuro ter um filho, obeso, diabético, portador de gastrite, anemia, outros males ou o pior, a morte prematura.

EVANGELISMO ATIVO FINALMENTE

Quando eu evangelizo as pessoas, eu costumo dizer à elas: " se Jesus não mudar a Tua vida, eu não sirvo mais à Ele, pois então Ele é mais fraco que o diabo". É claro que isso nunca vai acontecer, e é por isso que eu digo, eu falo algo em que acredito, e a pessoa pensa: se esse pastor está colocando em jogo o pastorado e o cristianismo dele, pra que eu entre nesse banquete, é porque deve ser bom mesmo! Então eu vou entrar!

Mas Evangelismo Ativo, não pode ser apenas palavras, desafios, tem que ser ATITUDES. Se a pessoa está enferma, porque não curá-la na mesma hora através da autoridade que já lhe foi dada? Se ela está enfrentando qualquer problema que seja, porque não buscar uma Palavra de Deus revelada na hora, e após atendê-la devidamente, após o aconselhamento espiritual, porque não orar para que algo sobrenatural aconteça naquela situação? Porque não desafiar? Porque não convidá-la a aceitar Jesus alí mesmo, no trabalho, no ônibus, na rua? Porque você têm que esperar para que ela vá no domingo na igreja? E se ela morrer antes de domingo e depois da sua conversa com ela?

Creio que o leitor está compreendendo, forçar a barra, não é no sentido de "obrigar", mas sim de "fazer pressão", e de que forma? Usando fé, paixão, poder nas palavras e nas ações. Um convite à Cristo cheio de poder e unção não dá pra resistir.

JESUS FOI O MAIOR EXEMPLO

Aquele que disse "força-os à entrar", também usou essa estratégia para eleger seus discipulos. Ele mandou Pedro deixar às redes, e se tornar pescador de homens. Ele mandou Pedro ir pescar peixe para pagar os impostos de ambos. Ele usou o chicote quando viu que o templo tinha sido transformado em comércio pelos pecadores. Quando Pedro errou em palavras, Jesus não exitou em dizer: "para trás de mim satanás". Para que a mulher samaritana tivesse a sua chance de ser salva, Jesus não teve medo de expor de forma profética a vida pecaminosa que ela vivia. Quando Jesus percebeu que a multidão o seguia apenas por causa da multiplicação dos pães e dos milagres, não exitou em ser firme e em falar a verdade, mesmo sabendo que muitos iriam deixá-lo. Jesus atuava junto aos pecadores de forma ativa, ousada, intrépida, falava o que tinha que falar, dizia o que tinha que dizer, é fato que o crucificaram por isso, mas aqueles que Ele salvou realmente foram salvos!

Hoje nós vemos um evangelismo fraco, que se adapta ao gosto de todos, mas que não ajuda ninguém. Extratégias de Evangelismo são HIPER-NECESSÁRIAS, porém o objetivo delas, é exatamente ampliar o alcance da Palavra de Deus entre as mais diversas classes e níveis da sociedade, porém, para isso, ela não precisa obrigatoriamente se adaptar (como camaleão) à todo tipo de gente. São os pecadores que devem se adaptar ao Evangelho, e não o Evangelho que deve se adaptar ao pecador. Devemos contextualizar a mensagem Divina (fazer uso da linguagem que a pessoa entende: idioma, artes, esportes etc), porém sem destruir o seu real significado.

Esse Evangelismo Passivo infrutuoso, surge exatamente de pelo menos três situações:

1 - com a busca da igreja da modernidade que adapta o evangelho às pessoas, enchem denominações, "incham" os seus cadastros de membros, porém os salvos são poucos;
2 - com o comodismo de igrejas antigas tradicionalistas, que não se renovaram e nem acompanharam as alterações de tempo, espaço e cultura, portanto não conseguem contextualizar a mensagem de forma que seja compreendida pelo pecador;
3 - O evangelismo passivo surge também, de conceitos equivocados de que " a obra é do Senhor, e nós não precisamos fazer nada, só entregamos o folheto e Deus faz o resto ".

O Nosso Mestre, Jesus Cristo, não ficou apenas no "folhetinho", ou proferindo "frases feitas", o chamado "evangeliquez": Jesus te ama! Você vai para o inferno se continuar assim! Não! Jesus tinha uma palavra viva que tratava cada pessoa em especial, Ele fazia cada pessoa sentir o gostinho do banquete, dessa forma Ele as "força-va" à segui-lo, e elas aceitavam ficar dias e dias seguindo-o pelo deserto, com certeza porque o CONVITE HAVIA SIDO MUITO BEM FEITO!

Na próxima meditação, nós vamos ver quando Deus é obrigado à forçar a barra com a gente também. O ser humano é assim mesmo, nem sempre sabe o que quer, por isso, quando for ajudar algum sofredor por aí, lembre-se, talvez toda a força de que ele disponha para sair do sofrimento, seja a sua força! E sabe porquê? Porque Deus está em você, então você será o representante Dele na vida dessa pessoa, portanto faça o serviço direito, não deixe ninguém no buraco! Não espere o culto do domingo para que o pastor "jogue a corda", jogue você mesmo, quando o pastor chegar, pode até ser que a pessoa já esteja fora do buraco, e tudo o que ele terá que fazer, será tratar das feridas. Não "jogue um folhetinho dentro do buraco", o pecador está precisando de uma mão, de uma corda, de uma ajuda do alto, então tire-o do buraco primeiramente, e depois LEIA COM ELE o folheto, e explique usando a Bíblia, ao final é só orar e ver o Deus Todo-Poderoso agindo e mostrando que Ele é Deus, mais uma alma será desfalque na relação de futuros moradores do inferno, e O Seu Nome será glorificado.



ORE COMIGO:


Senhor, me dá capacidade para tirar muitas vidas do inferno. Me dá sabedoria e estratégia para ajudar aqueles que necessitam, não apenas lhes dando ordens, mas estendendo a mão como O Senhor mesmo fazia quando curava alguém. Eu profetizo e determino em O Nome de Jesus, que farei a diferença no meu trabalho, na minha escola, no meu bairro, na minha família, enfim, em todo o meu círculo social, serei usado por Deus, para com ousadia, intrepidez e força, resgastar muitas vidas do "fundo do poço", para glória de Deus Pai. Amém!

Pão Diário: Traquinagens de criança? Mertiolate do céu!


" Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."
Romanos 8.14

Quantas vezes vivemos aqueles momentos, onde parece que não estamos capacitados para entender os planos de Deus para a nossa vida. Estes, são aqueles momentos em que ficamos confusos, já viram "cachorro correndo atrás do rabo?" Já viram um turista totalmente perdidocom o guia turístico na mão, pois não sabe falar  o idioma local?

Lembro-me quando na minha viagem missionária à Bolívia, em pleno centro de Santa Cruz de La Sierra, os nossos acompanhantes, nos colocaram em um taxi em direção ao local onde ficaría-a-mos hospedados, não nos deram o endereço, e após dizerem para o taxista segui-los, simplesmente desapareceram na estrada, o resultado é obvio, ficamos perdidos, rodeando a cidade várias vezes, fomos obrigados a ligar para o Brasil, para que do Brasil entrassem em contato com os nossos hóspedes para que viessem nos "resgatar da perdição". Assim é aquele que não têm o Espírito Santo como o seu guia, fica assim, girando no mesmo lugar, sem entender o que Deus está falando, sem saber para onde deve ir, o que deve fazer, que decisão tomar. Você está assim? É bom verificar se já chamou o Espírito Santo para ser o seu guia.

Tenho a impressão que, se Deus não levasse as suas coisas tão a sério (seu Reino, Sua Igreja, Sua Palavra, Seus Filhos ...), Ele zombaria da minha "burrice" espiritual. Quantas vezes Ele fala e eu não entendo, quantas vezes Ele explica, e eu faço como criança: "mãe, porque o sol brilha? pai, porque a chuva é de água é não é de doce? Vó, porque o cachorro late? É cada pergunta que a gente faz pra Deus, só Ele realmente tem a famosa Santa Paciência! Pior ainda são os que não perguntam nada, simplesmente seguem a vida cantando "Zeca Pagodinho": dexa a vida me levááá, vida leeeeva eeeeu! Vão lá, "colocam o dedo na tomada", pra depois o Papai do céu fazer o curativo.

Quando eu tinha uns quatro anos de idade, certo dia meu pai estava pintando a casa e eu com mania de ser cantor (desde criança), subí em cima de umas das latas de tinta, daquelas de dez litros, me imaginando em cima de um altar de igreja. Ouví a voz do meu pai dizendo: "desce daí menino, isso não é lugar de brincadeira". O fato é que eu não dei confiança, e continuei dando o meu "show", de um minuto para outro, a tampa cedeu e eu me ví dentro da lata com tinta dos pés a cabeça. A cena foi hilária, com tinta nos olhos eu gritava "estou cego, estou cego", meu pai imediatamente me tomou no colo e me pôs sentado dentro do tanque e abriu a torneira em cima de mim.


Quem não é dirigido pelo Espírito Santo dá um trabalho pra Deus ...


Os filhos que não buscam os conselhos dos pais, e não obedecem a babá, colocam o dedo na tomada, atravessam a rua sem olhar, sobem no armário, entram dentro da geladeira, enfim, pintam o sete, e normalmente os pais vivem fazendo curativos, e é claro, dando umas palmadas.
Lembro-me também, de um casal de irmãozinhos que eram meus amigos de infância. Certo do dia o meu amiguinho disse para a sua irmãzinha: "vamos brincar de cabelereiro?" Ao que ela prontamente respondeu: "vamos, eu quero ficar bem bonita". A minha amiguinha tinha uma trança grande que a sua mãe sempre fazia, quando a mãe chegou em casa, lá estava ela aos prantos com a trança inteira no colo, e só um restinho de cabelo na cabeça (detalhe: o cabelo dela nunca mais cresceu) ... traquinagens de criança.

As traquinagens de criança deixam marcas para o resto da vida. Certo dia quando eu ainda era uma criança, minha mãe foi servir o almoço, e ao me sentar na mesa, enquanto ela não fazia o meu prato, comecei a brincar com os talheres (coisas de criança), coloquei uma colher na boca e brinquei tanto, que ela se enganchou em algum lugar entre os meus dentes. Para resumir, isso causou em mim um tumor, que me rendeu uma cirurgia quando eu tinha apenas seis anos de idade, cirurgia que segundo os médicos, eu quase não resistí. Depois ficou esclarecido que Deus fizera um milagre, pois no exato instante em que eles estavam "me perdendo", na igreja o pastor colocava a igreja em pé para orar por mim, e Deus me trouxe de volta. Nessa brincadeira de criança, além da cirurgia e do susto que a família levou, não teve mais grandes problemas, mas a cicatriz trago até hoje debaixo do meu queixo.

Se não quer levar cicatrizes pelo resto da vida, não brinque com Deus, não brinque com a Bíblia, não brinque com  Igreja, não brinque com a criação de Deus, não brinque com a Palavra de Deus, não brinque... não brinque... não brinque...


Como você tem se comportado espiritualmente?
Como criança levada que precisa de curativos e de palmadas do Espírito Santo?


Nenhuma criança gosta do famoso "mertiolate" (nem sei se é assim que se escreve, meus pais falavam assim). Sei também que ninguém gosta da correção que vem de Deus, porque por mais que seja para o nosso bem, nos causa dor.

Quando uma criança "fazendo artes" cai no chão e se machuca, normalmente a mãe vai lavar o ferimento (uma dor daquelas), e depois ainda vem o famoso "metiolate" que arde que só!

Às vezes a gente "cai" diante de Deus, e não quer ser lavado no seu sangue (o santo mertiolate), não queremos ser limpos da lascivia, da pornografia, da mentira, da fofoca, da inveja, da ganância e de tantas outras "traquinagens de criança", porque sabemos que vai doer. A ferida após ser lavada e tratada com metiolate, se fecha e cria casca. Essa casca deve cair, ou algumas precisa arrancada (dói novamente), ´para dar lugar à pele nova.

Quem já obedece o Pai do Céu ( Deus), o Salvador e irmão mais velho (Jesus), e a babá* (Espírito Santo), não precisa passar por tanta dor, porque raramente cai, e mesmo quando cai, é como aquela criança que se levanta sozinha, e às vezes até rindo do tombo sacode a poeira e segue em frente

* Uso o termo babá para o Espírito Santo, porque o Pai foi trabalhar no Céu, juntamente com o nosso irmão para nos construir uma casa, mas deixaram o Espírito Santo pra cuidar da gente.

Quem não obedece o Pai do Céu (Deus), o irmão mais velho (Jesus), e nem a babá (o Espírito Santo), às vezes perde algumas coisas que não tem mais volta. Tomam atitudes que causam marcas para o resto da vida, e mesmo que as coisas melhorem, e as dores passem, as marcas ficam (lembre-se, eu tenho minha cicatriz até hoje).


Para as nossas "crianças (espirituais) desse Brasil Varonil, que não gostam de obedecer a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), quero deixar o aviso sobre os processo que vocês terão que passar todas as vezes que cairem:


ORDEM - O Pai do céu disse pra não pecar (não coloque o dedo na tomada);
I João 2.1 - " Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis ..."
Você decidiu que vai pecar sim!

AVISO - " O Irmão mais Velho (Jesus) repete a ordem do Pai (pela Palavra pregada na igreja);
João 8.11 - " Vai e não peques mais "
Você decidiu que ainda vai pecar!

CONSELHO - A Babá (Espírito Santo) repete a ordem do Pai (no seu interior, no seu oração);
João 16.8 - " E quando Ele vier (o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. "
Você deciciu que quer mesmo pecar!

A QUEDA - O diabo vem e "junta" a comida (pecado) com a sua vontade de comer (pecar);
I Pedro 5.8 - " O diabo vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar ".
Você cai! Você peca!

A NÓIA -  Assim como a droga gera por alguns minutos uma sensação "boa" no viciado, por alguns momentos você se sentirá "legal", sentirá prazer, etc e tal...;
Provébios 10.23 - " É um divertimento para o insensato, o praticar iniquidade ".

"DE BOA" - Quando se está "legal", a tendência é relaxar, é aí que se deixa de orar de vez, a vigílância fica inoperante, inexistente, ler a bíblia então?! Só no perfil de alguém no orkut (e ainda pensa: que brega esse cara colocar versículo bíblico no orkut!);
II Samuel 11.1 e 2 - " ... porém Davi ficou no palácio em Jerusalém. Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista ".

AS ALGEMAS - relaxou as mãos? os braços? a fé? O diabo vem com as suas algemas e as coloca tornano-o seu prisioneiro com as amarras da pornografia, prostituição, masturbação, vícios, mentiras etc e tal;
Salmos 116.3 - " Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofrí tribulãção e tristeza ".

O SOFRIMENTO - Agora sem Jesus e sem prazer. Você se sente traído por todos e por tudo, para tentar achar uma forma de sentir melhor, se aprofunda cada vez mais no pecado, o que lhe causa muito mais dor ainda, quase não poderá suportar;
Jeremias 30.15 -  " Porque gritas por causa da tua fratura? Tua dor é incurável. Por ser grande a tua culpa, e por se terem multiplicado os teus pecados, é que te fiz estas coisas ".

CAIR EM SÍ - Essa parte cabe à você, é você que tem que se arrepender!
Você reconhece que errou, e o quanto precisa de Deus, e que não vale a pena essa vida de pecado;
Lucas 15.17 - " Caindo, porém em sí disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantarme-ei, irei ter com meu Pai ..."

O LEVANTAR - Essa parte também é sua!
Essa fase é muito difícil, pois nesta fase normalmente você estará sozinho, sem ninguém para lhe ajudar. Por isso quero te contar um segredo: se você clamar, gritar chorar ... (faça igualzinho uma criança quando cai), então Deus pode mandar ajuda ... uma igreja... uma família...  um pastor... alguém pra estender a mão enquanto você "tá todo ralado, machucado e sujo pelo pecado! Mas terá que ter forças, pois normalmente é você sozinho, afinal, às vezes para o pai ou a mãe ensinar ao filho que ele tem que ser forte, quando o filho cai, nem sempre ele ajuda, às vezes simplesmente diz: Levanta e se limpa!
Ezequiel 2.1 - " Filho do homem, põe-te em pé e falarei contigo ".

A LIMPEZA - Essa parte cabe ao Pai: Deus.
Deus não poderá curar as suas feridas, sem antes limpar você, e e lhe aviso que limpar ferida dói muito. Por isso, nessa fase tenha paciência, pra ferida fechar terá que passar por isso. Se você teve coragem de pecar?! Porque não ter coragem para ser limpo?!  Primeiro vem a limpeza pela Palavra de Deus, você vai lê-la, vai ouví-la, e então começará à ficar limpo, e limpo, e mais limpo... limpo pela Palavra de Deus. A Palavras vai limpar o seu coração dos conceitos equivocados, dos sentimentos e desejos pecaminosos, dos costumes e comportamentos inadequados, seu caráter será transformado;
João 15.3 - ´" Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado ".

O MERTIOLATE - Essa parte cabe ao seu irmão mais velho ( O Filho de Deus): Jesus!
Quando você já está limpo pela Palavra de Deus, já não tem mais aqueles desejos nojentos de antes, agora Deus vai passar o remédio para "não inflamar", para curar a ferida, para fechar a ferida de uma vez por todas, é a hora do metiolate! É a hora de lavar as feridas com O Sangue do Cordeiro! Vai doer mais, porque agora Santo Sangue que tem poder, arrancar os demônios, as legiões, os vícios, enfim tudo aquilo que não podia ser tirado pela sua própria força humana, sua força de vontade ou pela Palavra. Os demônios não resistem ao sangue de Jesus. Aqueles demônios que estão causando a "inflamação" no seu casamento, na sua vida sentimental, nas suas finanças, quando o Sangue de Jesus desce sobre você por inteiro, não sobra um pra contar a história. Poder ser demônio que te fez fumar o crack por mais de dez anos, quando o sangue de Jesus descer sobre tí, Ele não poderá ficar. Sinto o poder do Espírito enquanto escrevo, por isso, se você crê no que eu digo agora, eu declaro que você está liberto pelo Sangue de Jesus de qualquer vício que esteja te dominando agora! Receba a tua libertação!
Apocalipse 22.14 - " Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no Sangue do Cordeiro, para que tenham direito à arvore da vida ".

O CURATIVO - Essa parte cabe a "babá": ESPÍRITO SANTO
Nesta fase você já está de pé, já está limpo, já está liberto! Mas a ferida ainda está exposta, e ferida exposta pode se abrir de novo, pode ser contaminada por alguma bactéria. Então, o Espírito Santo precisa "fazer o curativo" (às vezes dói um pouquinho também). Sabe o que pode fechar as nossas feridas, para que as bactérias de pecado do inimigo não entrem em nossa vida? O revestimento de poder, o batismo com Espírito Santo (só o Espírito Santo batiza com fogo e poder), O Batismo nas águas (só o Espírito convence alguém à descer às águas), os dons espirituais ( que nos faz estar ocupados com as coisas de Deus), e os frutos do Epírito Santo (que nos prepara para sermos cidadãos dos céus).
Romanos 8.26 - " Do mesmo modo, o Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas ...".


Chegando ao final dessa mensagem faço uma pergunta. O que é mais fácil, obedecer a Santíssima Trindade e não cair, ou cair raramente? Ou não obedecer (traquinagens de criança) e depois ter que passar por todas essas fases?

Tire as suas próprias conclusões, e que Deus nos dê juízo!


ORE COMIGO:
Senhor, me ajude à obedecer a Tua Palavra, honrando ao Teu Filho Jesus que se sacrificou em meu lugar, e alegrando o Teu Santo Espírito que foi enviado à esta terra para me consolar e ensinar. Não me deixa cair, e se eu estiver caído, eu profetizo em O Nome de Jesus que vou me levantar, e permanecerei de pé para Glória de Deus Pai. Amém!

Pão Diário: Ser ou Aparecer... Eis a questão!




" Não seja o seu adorno o enfeite exterior dos cabelos entrançados, das guarnições de renda de ouro ou da compostura dos vestidos, mas seja o homem que está escondido no coração, no vestido incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande estima diante de Deus. "
I Pedro 3






O Duque de La Rochefoucauld (1659) escreveu em suas reflexões (Reflexions ou Sentences et Maximes Morales - CLXVI) a seguinte frase, e que tomo aqui como uma verdade:




" Le monde récompense plus souvent les apparences du mérite que le mérite même"




Traduzindo:

" O mundo recompensa com mais frequência as aparências do mérito do que o próprio mérito ".





Tenho a mais absoluta certeza, que os leitores que lêem esse texto, já foram obrigado a "engulir sapo", ver pessoas que não tinham mérito algum, recebendo recompensas, cargos, reconhecimento simplesmente porque "penduraram uma melancia no pescoço ". Infelizmente é uma realidade, o ser humano gosta de aparência, gosta do que está "na moda", as pessoas buscam para sí mesmas os padrões de aparência determinados pelo mundo. Mas, aqueles que seguem à Cristo não devem se guiar pelas aparências, e nem procurar se apresentar nos padrões do mundo, porque a aparência pode até enganar as pessoas, mas à Deus não engana, ele vê os méritos.

" Mas seja o homem que está escondido no coração, no vestido incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande estima diante de Deus "

I Pedro 3



O que Deus estima em nós? O que Ele procura em nós? Com certeza os nossos méritos, e não simplesmente aparência, títulos, cargos, comendas e homenagens ("rasgação de seda"). De forma alguma estou dizendo que um servo de Cristo não pode ser homenageado, ou exercer um cargo importante, ou ainda receber um título, mas se essas coisas acontecerem, que seja realmente por merecimento, por bravura e luta, por méritos conquistados, e não porque "puxou o saco" da liderança, do pastor, do líder, isso não convém aqueles que se dizem ser imagem e semelhança de Deus.


Durante o tempo que tenho exercido o ministério na presença do Senhor, com tristeza constatei uma coisa triste. Durante as minhas viagens tive a honra e o privilégio de conhecer grandes homens e mulheres de Deus, pessoas maravilhosas e realmente fazem a diferença sobre a terra, mas que estão no esquecimento, e alguns nunca chegaram ao reconhecimento, tudo porque não aparentam ser o que não, e também porque "não penduram uma melancia no pescoço", afinal eles querem mostrar Jesus, e não a sí mesmos. Em contrapartida, tivemos a infelicidade de ver pessoas nem sempre possuidoras de méritos para estarem onde estão, pessoas que não fazem nem dez por cento do que as que citei anteriormente fazem, mas mesmo assim, recebem todo o crédito. Nessa confusão entre aparência e realidade, entre méritos e títulos há responsáveis dos dois lados.


Existem as pessoas que gostam de aparecer, porque como disse o Duque, há sempre aqueles que "correm atrás de aparência". O problemas é que a aparência não dura muito, até fisicamente falando nós envelhecemos. Quantas atrizes já apareceram na televisão e "encheram os olhos" de quem as viram, mas depois, me perdoem pela expressão, mas não apareceram mais porque pareciam uma "uva passa". Por enquanto estou falando de mudanças naturais, que acontecem queiram ou não, o que dizer então daquilo que não é verdade? Até quando se pode sustentar uma mentira? Será que vale a pena "sairmos bem na foto", quando na realidade não temos mérito algum?


Tem muita gente gastando tampo "fazendo maquiagem diante do espelho da vida", e isso não resolve nada, seria muito mais interessante e prudente, gastar esse tempo "construindo" MÉRITOS! Ou seja, adquirindo MERECIMENTOS, razões verdadeiras pelas quais as pessoas pudessem nos eleger como úm ser especial. E Deus principalmente, gostaria de nos honrar pelos nossos méritos.


Em igrejas por exemplo, é muito comum as pessoas seguirem pastores que aparentem um "heroísmo cristão", e por isso muitos tem se frustrado e até se desviado de Cristo. Alguns foram atrás de um pastor por causa dos "chavões evangelísticos sensacionalistas" que ele usa, muitos pregadores conquistam seguidores com "frases de efeito" muito bem ensaiadas, eles sabem que uma parte do povo gosta disso. Mas em muitos casos é só aparência, não tem dom espiritual, não tem poder de Deus, não tem revelação do Espírito Santo.



" Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. "

I Samuel 16.7


TEMPO DO MARKETING


Na era da internet, tudo está acontecendo de forma muito rápida, da educação ao mundo dos negócios a situação está "competitiva". No meu treinamento missio nário, a minha turma ficou conhecida como a geração de missionários Hi-Tech (com tecnologia), pois enquanto nossos professores nos davam aula, no mesmo instante buscava-mos mais informações na internet com nossos aparelhos tecnologicos (notebook, celular, tab).


Em uma situação como a atual, onde o que é moda hoje, pode já não ser mais amanhã (se tornar obsoleto rapidamente), todos estão "enlouquecidos" pelo marketing. De repente a igreja também entrou nesse frenesí, nessa corridade competitiva, e para isso, nunca se buscou tanto APARENTAR ALGO. Já existem até pastores contratando por exemplo, consultores pessoais para cuidar da aparência. Claro que tudo isso é bom (na medida), e às vezes é até necessário (a igreja deve fazer o melhor para Deus). Por essa razão o que coloco em discussão aqui, não é o fato de alguém investir na aparência, mas sim, o fato de querer APARENTAR ALGO QUE NÃO É.


Eu não tenho que mostrar para as pessoas que na minha igreja tem poder SE NÃO TÊM, é melhor gastar as energias buscando o poder, e o MARKETING virá sozinho quando se espalhar a fama de que na minha igreja Deus está agindo.

Eu não tenho que mostar que tenho dinheiro (comprando à créditos intermináveis com juros altos) se não tenho, é melhor poupar o pouco que tenho, investir e ser fiel com Deus nos dízimos e ofertas, e a prosperidade financeira virá automaticamente como consequência.


Devemos gastar menos tempo procurando aparentar algo (fazendo maquiagem), e gastar mais tempo buscando os méritos (a saúde de verdade).


O capítulo onze do livro de Hebreus, ficou conhecido como o capítulo dos "Heróis da Fé". Mas esses realmente tinham méritos, não aparentavam apenas, realmente foram "Heróis".


Abel - ofereceu sacrifício excelente;

Enoque - alcançou testemunho diante de Deus;

Noé - acreditou no aviso Divino de algo que ainda não acontecera;

Abraão - acreditou na promessa e deixou sua casa sem saber para onde ia, e ofereceu seu próprio filho em sacrifício à Deus, pois sabia: Deus proverá;

Os pais de Moisés - não temeram o decreto de Faraó, e mantiveram Moisés vivo;

Moisés - abandonou os palácios de Faró, preferindo ser maltratado com o povo de Deus;

Raabe - mesmo sendo pecadora, acolheu os espias e servos de Deus;

Gideão, Baraque, Sansão, Jefté - venceram reinos, praticaram a justiça


Me faltaria espaço para continuar citando verdadeiros heróis, o fato é que, eles não aparentavam, ELES ERAM HERÓIS, por essa razão chamaram a atenção de Deus.



MÉRITOS CHAMAM A ATENÇÃO DE DEUS!


APARÊNCIAS, MARKETING NÃO CHAMAM A ATENÇÃO DE DEUS!



Às vezes tenho a impressão que se esses homens de Deus do passado voltassem à vida hoje, e vissem certas coisas acontecendo, certas pessoas APARENTANDO muita coisa quando não são nem metade, não sei sinceramente, se eles dariam gargalhadas, se eles chorariam de tristeza e decepção, ou se dariam "um corretivo" (na época viviam na lei do código de Hamurabi: dente por dente, olho por olho).



" Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Mestre! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. "

Mateus 23.5-8 e 25-28



GANHANDO MÉRITOS COM DEUS


PRIMEIRA REGRA

Se nós queremos chamar a atenção de Deus, para sermos honrados por Ele e pelos homens (e não há nada de errado em querer honra), o caminho é ganhar méritos com Ele. E a primeira regra para se conseguir méritos com Deus, é até um paradoxo, pois é exatamente fazer as coisas boas e corretas, sem interesse em ganhar nada! ESSA É A PRIMEIRA REGRA.


SEGUNDA REGRA

Precisamos parar de "colocar maquiagem em cara velha"! Parar de "remendar roupa velha"! Deixar de "tapar buraco em vaso velho"!

Deus quer "coração e rosto novo"! Deus quer "vestes novas brancas como a neve", Deus quer "vasos novos para encher com o seu melhor vinho"! SE RENOVE! ESSA É A SEGUNDA REGRA PARA GANHAR MÉRITOS COM DEUS!



" Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condizirá com o velho. E ninguém coloca vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos. "

Lucas 5.36 e 37





As pessoas podem até se enganar, mas Deus não se engana, ele nos conhece por dentro e por fora, por isso o único caminho é mudar, sair da fase da maquiagem e entrar na fase dos méritos com Deus. E se acaso temos valorizado demasiadamente a aparência nas outras pessoas, precisamos olhar como Deus olha, os méritos e não simplesmente a aparência. Isso nos livrará de grandes aborrecimentos, porque à Deus nenhuma aparência engana.



" ... e quando alguns dos fugitivos de Efraim dizia: deixai-me passar; então os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu Efrainita? E dizendo ele: Não; então lhe diziam: Dize, pois: CHIBOLETE; porém ele dizia: SIBOLETE, porque não podia pronunciar bem. Então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão. "

Juízes 12.5 e 6



O Paulista jamais poderá se passar por Nordestino, e vice-e-versa, o sotaque denuncia. Diante de Deus ninguém pode se passar por algo que não é. BUSQUE OS MÉRITOS, E NA HORA QUE CHEGAR O MOMENTO DA VIDA "TESTAR O SEU SOTAQUE" PRA VER SE VOCÊ É OU NÃO É, você não vai "falar SIBOLETE, e sim CHIBOLETE!



QUEM TEM MÉRITO, NÃO PRECISA BUSCAR APARÊNCIA, ELA É UMA CONSEQUÊNCIA DO MÉRITO!



ORE COMIGO:

Senhor não me deixa viver uma mentira, algo que não sou. Não quero viver de aparência mas quero ganhar méritos contigo. Me dá sabedoria também, para não mais julgar as pessoas pela sua aparência externa, mas que eu possa enxergar os seu méritos reais, eu te peço em O Nome de Jesus. Amém!


Autor: Rev. Rubens Braz

Pão Diário: Como eu gosto da roda dos escarnecedores!


" Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores "
Salmos 1.1


Eu imagino que o querido leitor levou um susto ao ler o título dessa meditação, e quase "infartado" ao ver que eu abrí o texto com um versículo bíblico, que condena o que declarei no título. Tudo o que lhe peço é paciência, pois até o final do texto creio que você continuará vivo, e "crente" ainda. ..

A GERAÇÃO DO PRECONCEITO: O CRENTE "ET"
Eu e muitos outros jovens da minha geração, que foram criados na igreja, seguindo os caminhos do Senhor desde a mais tenra idade, inconscientemente fizemos parte de uma igreja preconceituosa com o mundo, e o que gerava em nós esse preconceito, era exatamente a forma como as pessoas interpretavam, e depois nos transmitiam o seu entendimento do que era o "não se assentar na roda dos escarnecedores".Os crentes mais antigos entendiam como "não se assentar na roda dos escarnecedores", o comportamento de nem mesmo dirigir a palavra aquele que não era "crente". Então nessa época, se um crente era visto na companhia de um não-crente, ainda que não estivesse dando mau testemunho, muito provavelmente teria que enfrentar olhares recriminadores, comentários de julgamento e até mesmo ser chamado no "famoso gabinete pastoral", onde só eram chamados os "crentes problemáticos".

Ainda hoje, há cristãos, obreiros, pastores, denominações que pensam dessa maneira, e o resultado é a exclusão dessas pessoa da sociedade, pois perdem oportunidades de se relacionarem com o próximo, de aprender à ser, conviver, exercer sua cidadania, inclusive representando Jesus Cristo entre os pecadores. Já atendí crentes com uma vida medíocre em todos os sentidos, financeiro, profissional, sentimental, familiar, e tudo porque se isolaram do resto do mundo na ilusão de que esse isolamento o torna mais Santo. Alguns até chegam à dizer: "não sou dessa terra". Não está errada essa informação, mas enquanto não chega a hora de irmos para o céu, precisamos trabalhar, estudar, pagar impostos, exercer o direito ao voto, contribuir com a sociedade através das nossas habilidades e competências.

A bíblia não nos impede de amarmos e nos aproximarmos do pecador, ela diz para "não seguirmos conselhos de ímpios, e para nã participarmos das suas atitudes (quando estão escarnecendo, zombando), é isso o que a Bíblia quer dizer.


" Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz {pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade}, provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz."
Efésios 5:3-13


O que nos santifica não é o afastamento dos pecadores pelos quais Jesus derramou o seu sangue, incluindo nós mesmos, e sim o afastamento das suas atitudes pecaminosas é o que de fato nos santifica (santo=separado). No texto bíblico citado acima, é usada a palavra "ESCARNECEDORES" e não "PECADORES". A bíblia não diz para nos afastarmos dos pecadores, até porque se assim o fosse, ninguém se poderia se aproximar de nós também. A palavra "ESCARNECER" é um verbo, portanto representa uma AÇÃO, ATITUDE, e pessoa que pratica essa AÇÃO, recebe a alcunha de ESCARNECEDORA (zombadora. ..).


" Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. "
1 João 1:8, 10


O próprio Senhor Jesus, quando esteve nesse mundo se relacionou com pessoas de todos os tipos, e quando os conheceu (médicos, cobradores de impostos, governos.,), ainda não eram convertidos. Se não fosse a sua vontade a nossa proximidade com o incrédulo, então ao menos duas coisas na sua palavra teriam que ser mudadas:
- os convertidos teriam que receber imediatamente a salvação desse corpo de pecado, e serem levados como anjos ao céu, para não se misturarem com os impuros;
- os que não se convertessem seriam condenados pra sempre, sem chance alguma de redenção.


A prova de que a vontade de Jesus não é o nosso distanciamento do pecador, po rquem Ele deu a sua própria vida na cruz do calvário, foi a oração que Ele fez ao Pai:


" Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. "
João 17:15, 18, 26


Nós como seres humanos, temos uma tendência à nos acharmos melhores que o nosso próximo, simplesmente porque adotamos algumas regras de fé e prática, o que é bom, mas ainda não nos garante "um lugar no céu", pois ainda sim havemos de ser julgados, e tampouco nos dá o direito de julgarmos e menosprezarmos o pecador atirando-lhe pedras, quando na verdade deverí-a-mos fazer brilhar a nossa luz, para que o pecador enxergasse o caminho da santidade para o céu.


" Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja. "
João 8:7, 9-11


Não pense você que a multidão que estava com pedras nas mãos eram ímpios, desconvertidos, não, era a igreja da época, eram os crentes da época se achando melhores do que aquela mulher, e o pior, pecavam tanto quanto ela, foi o que Jesus lhes mostrou. Quando Jesus veio ao mundo, as luzes (os crentes) estavam acomodados em brilhar dentro dos templos e sinagogas (hoje não está muito diferente). Faça uma experiência, acenda uma luz durante o dia, ou em um ambiente já iluminado, você irá constatar duas coisas:
- Primeira: essa luz não fará muita diferença, por mais forte que seja;
- Segunda: exatamente por não fazer a diferença, será apagada, ou diminuída a sua força, pois se já há luz no ambiente, quem vai perceber que essa luz "é só uma velinha qualquer, e não um holofote".

Quem dirige carro nas estradas, sabe que, durante o dia não é necessário o uso de luzes fortes, mas, quanto mais escuro estiver, e se houver nevoeiro e ainda faltar iluminação na estrada, deve-se ligar o farol alto e até mesmo viajar em comboio para que um carro ilumine o caminho para o outro, evitando assim acidentes.
Brilhar dentro das igrejas é fácil, lá tem muita luz brilhando, o povo que está recebendo a palavra ou ouvindo os louvores, já tem LUZ PRÓPRIA, eu quero ver é brilhar e fazer a diferença em meio as trevas, na RODA DOS ESCARNECEDORES, quando muitas vezes os crentes que são luzes de verdade são obrigados à ir de "COMBOIO E FAROL ALTO" (muito crente e muita unção) para suportar "O NEVOEIRO E AS DENSAS TREVAS" (inferno na terra propriamente dito).


" Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios.
Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. "
Mateus 9.9


Como pequenas "faíscas" do Espírito, que somos, não devemo adulterar a Palavra por causa de usos e costumes de religiões, pois o deus deste século já tem cegado o entendimento dos incrédulos para que não entendam a Palavra, e se nós a encobrirmos mais ainda, negando a nossa luz ao pecador, ele será prejudicado, e quem desfará a RODA DOS ESCARNECEDORES? Passe de mágica? Ou Deus descerá para fazer o nosso trabalho? NÃO! A nossa luz precisa procurar as trevas, A RODA DOS ESCARNECEDORES, é lá que a nossa luz realmente é necessária.


" Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da iverdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. "
2 Coríntios 4:1-6



Não gosto quem falem mal de igrejas, religiões, pastores e denominações, mas não tenho nada contra falar bem. Sabemos que toda igreja (como instituição humana) possue pontos positivos e também negativos, afinal são administradas por homens. Mas deixando os pontos negativos de lado (eles são reais), quero mencionar algumas igrejas, que "Graças à Deus", iniciaram a derrubada desse preconceito que impera entre luz e trevas.

O Brasil já há algumas centenas de anos recebeu a pregação do evangelho por meio de boas igrejas. Mas com o passar do tempo, assim como aconteceu nos tempos de Jesus, essas igrejas que fizeram tanto pelo Evangelho, se fecharam em torno de sí mesmas, em suas regras, usos e costumes. Eram crentes pregando para crentes. Crentes consertando a vida de outros crentes, e o pior, ocupados em "iluminar" quem já estava iluminado, não perceberam que as trevas estavam ganhando espaço do lado de fora das quatro paredes das igrejas, e até mesmo do lado de dentro, filhos de crentes não estavam sendo levados à exercer a sua função de luz: brilhar nas trevas. Assim como uma luz inutilizada por muito tempo se queima, esses jovens perderam a luz e muitos se desviaram dos caminhos do Senhor.

Com as trevas dentro e fora da igrejas (de forma sutil), eu costumo dizer que Deus olhou do céu para a terra e disse: " não foi para isso que edifiquei a minha igreja, para que gastassem o seu tempo em discussões doutrinárias e teológicas, enquanto as almas que comprei com sangue estão perecendo sem a minha Salvação. Farei o seguinte: levantarei novos sacerdotes para buscar as almas que a mim pertencem. " E assim surgiram: R. R. SOARES, EDIR MACEDO, SÔNIA HERNANDES E E ESTEVAN HERNANDES, SÉRGIO LOPES, JUAN RIBE, JABES DE ALENCAR, SILAS MALAFAIA, WALDEMIRO SANTIAGO, JONATHAN DOS SANTOS, MÁRCIO VALADÃO, JORGE LINHARES, e mais alguns outros que tem sido usados por Deus para tirar "O VÉU", para através da Palavra e do poder do Espírito derrubar a parede que estava separando a luz das trevas.

Na condição de luz, nós não nos misturamos com as trevas, mas nós vamos até ela, e quando chegamos lá, as trevas se dissipam, e a glória de Deus chega!



" Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós?
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, como não será de maior glória o ministério do espírito?
Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. Pois na verdade, o que foi feito glorioso, não o é em comparação com a glória inexcedível.
Porque, se aquilo que se desvanecia era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel desvanecia; mas o entendimento lhes ficou endurecido.
Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles. Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. "
2 Coríntios 3:1-18



TOMEMOS UMA DECISÃO COMO IGREJA DE CRISTO, DE NÃO IMPEDIRMOS NENHUMA PESSOA QUE ESTÁ EM TREVAS, DE TER ACESSO A NOSSA LUZ! TIREMOS O VÉU HOJE, E REVELAMOS O BRILHO DA FACE DE DEUS AO MUNDO QUE ESTÁ EM TREVAS.


ORE COMIGO:
Obrigado Senhor, porque tens colocado no meu caminho, pessoas que são luz de Deus para mim. Me ajude para que eu também possa ser luz para alguém que está em trevas, em O Nome de Jesus eu te peço. Obrigado e Amém.

Pão Diário: Interpretando A Vida - Parte I - Cosmovisão - Valores



" E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. "

Eclesiastes 2.11


Será possível alguém achar ruim ser multimilionário? Poder ter tudo o que quiser? Provar de tudo o que sentir vontade? Conquistar tudo o que desejar?

Se eu fizesse uma enquete agora, enquanto você lê esse texto, provavelmente alguns leitores responderiam sim, e outros responderiam não, e isto é PONTO DE VISTA (de onde estou enxergando a situação) e COSMOVISÃO (como enxergo a situação). Quem sabe, ao ler o texto bíblico acima, você tenha achado Salomão um tanto "maluco" por declarar que tudo isso era vaidade (riqueza, poder, prazeres), mas ele fez tal declaração do SEU PONTO DE VISTA naquele momento (o lugar, a situação, o momento que estava vivendo), e conforme a sua COSMOVISÃO (conjunto de experiências e práticas de vida que formaram o seu caráter).


À alguns anos, assistí um filme do diretor Pete Travis, intitulado "Ponto de Vista" ( Vantage Point). O filme mostra dois agentes do Serviço Secreto designados para proteger o presidente dos EUA em uma conferência sobre a guerra contra o terrorismo. O presidente é baleado logo após sua chegada. Na multidão está um turista americano que está filmando o evento para mostrar para seus filhos quando voltar para casa, está também uma produtora de notícias da TV americana que está transmitindo a conferência. O filme tem a duração de noventa minutos, onde na verdade são mostrados por seis vezes a mesma história (15 minutos), porém de PONTOS DE VISTA diferentes.

Quando assistí esse filme, comecei à pensar que na realidade não é diferente. Nós seres humanos podemos até possuir o mesmo tipo de visão, no sentido de capacidade física para enxergar. Mas possuímos algo que nos diferencia um dos outros, são dois importantes aspectos, que fazem a total diferença na nossa corrida para o sucesso:


1 - COSMOVISÃO: os óculos com os quais você vê e interpreta a vida (como vê).

2 - PONTO DE VISTA: o lugar de onde você vê e interpreta a vida (de onde se vê).


Primeiramente vamos meditar sobre COSMOVISÃO. O que é COSMOVISÃO?


Todo ser humano possui uma cosmovisão, mesmo que você não tenha a menor idéia do significado deste termo, você também possui uma cosmovisão. Segundo o teólogo Normam L. Geisler, Cosmovisão é:


“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”


Em resumo, a visão (física) nos informa, nos faz enxergar coisas, fatos, situações, acontecimentos, e isto pode acontecer de forma igual para todos. Mas a cosmovisão é individual, é particular, pois é a interpretação da informação recebida, é a interpretação das coisas, fatos, situações ou acontecimentos que enxergamos, de acordo com o nosso nível cultural, conhecimentos técnicos, disposição de espírito, temperamento etc. Para entendermos melhor, quero criar e citar aqui um exemplo:


Imaginenos que houvesse uma exposição de jóias para exibir o " O Estrela da África ", o maior diamante do mundo pertencente a Coroa Inglesa. Vamos supor que à essa exposição comparecessem quatro personagens, o leitor há de concordar comigo, que todos eles verão a mesma coisa: o maior e mais lindo diamante do mundo. Mas será que vão "processar" a informação de forma igual? Será que vão interpretar o que estarão vendo da mesma forma? Com certeza não, cada um deles teve uma educação diferente, nível cultural diferente, convívios e relacionamentos de níveis diferentes, por essa razão, não "interpretam as situações" de forma igual. Vamos conjecturar as reações dos nossos personagens:


a - uma empregada doméstica analfabeta - acharia lindo a jóia, mas voltaria aos seus afazeres normalmente sem nenhum grande impacto, pois apesar de ter enxergado a beleza da jóia, e saber que vale muito, o nível social, educacional e cultural, não lhe permite mensurar o real valor de tal jóia, e se alguém lhe diz o valor, a tendência é se escandalizar e achar uma ostentação pagar tal valor "por uma pedra".


b - um casal de magnatas do ramo petrolífero - ficariam um bom tempo olhando-a, procurariam informações sobre a história, à quem pertenceu, e até mesmo fariam uma oferta para ficarem com a jóia, afinal, já estão acostumados a lidar com jóias, e possuem recursos para adquirí-la;


c - um condenado da justiça, cumprindo pena em regime semi-aberto - apesar de saber que é uma jóia, provavelmente não a veria como tal, mas sim como um "objeto de valor", que poderia lhe tirar daquela situação difícil, desde que a vendesse por qualquer valor módico, afinal, o que lhe interessa não é "a pedra" em sí, nem tampouco o seu valor real, mas sim a solução do seu problema, ou a realização dos seus desejos consumistas;

d - um ourives de uma famosa joalheria - este por sua vez ficaria fascinado, gastaria horas olhando, admirando, analisando cada detalhe da pedra, como foi lapidada, quantos cortes possue, quantos quilates pesa, afinal, ele é apaixonado pela pedra em sí, não exatamente pelo valor financeiro (magnatas), ou pelo que ela pode proporcionar (presidiário), ele simplesmente a admira porque é a sua paixão, jóias e pedras preciosas, é o seu trabalho transformá-las em obras de arte.


Quero fazer minhas as seguintes palavras:

COSMOVISÃO, SÃO OS ÓCULOS COM OS QUAIS VOCÊ ENXERGA A VIDA!


INTERPRETANDO VALORES DE FORMA CORRETA


Bem, agora que já compreendemos o que é cosmovisão (forma de interpretar fatos, situações a vida), eu te pergunto:


COMO VOCÊ TÊM INTERPRETADO A SUA VIDA?

COMO ESTÁ INTERPRETANDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ AGORA?

COMO VOCÊ INTERPRETA SUAS CONQUISTAS? SUAS DERROTAS? SEUS ERROS? SEUS ACERTOS?

Será que você está usando "os óculos" certos?

SERÁ QUE A SUA INTERPRETAÇÃO É A MESMA DE DEUS?

E OS SEUS VALORES? O QUE VOCÊ VALORIZA? É O QUE DEUS VALORIZA?


O Rei Salomão na sua juventude fez de tudo (leia o relato dele em Eclesiastes 2), e dava valor à isso, mas já na sua velhice teve a oportunidade colocar "os óculos de Deus" e então declarou que tudo aquilo era vaidade.


É uma pena quando pessoas, precisam retroceder na corrida do sucesso, simplesmente porque valorizaram coisas que na verdade não tinham valor, e desprezaram as realmente valiosas. Pessoas que desprezaram amizades, família, saúde, pureza espiritual, simplesmente por um trago de um cigarro, por uma "picada" da droga, por alguns minutos de "orgasmo", e tantas outras coisas passageiras e fúteis, e depois se descobriram vazias, sem rumo, sem direção. Pais de família também, que não viram os seus filhos crescerem, porque dentro da sua COSMOVISÃO, precisavam cuidar mais da empresa, dos negócios, dos bens, e até mesmo alguns interpretavam que, os filhos só se tornariam alguém se "andassem com as próprias pernas".


Isso também acontece no meio do povo de Deus, até mesmo grandes servos de Deus e líderes, podem inverter os valores por causa de uma COSMOVISÃO corrompida pelo mundo. No dia do julgamento da igreja nós teremos muitas surpresas, alguns líderes cristãos valorizaram demasiadamente a aquisição de propriedades, bens, empresas, carros e outras coisas para a igreja como instituição, e até para sí mesmos, e a COSMOVISÃO deles é que "a igreja tem que ser rica, poderosa, próspera sobre a face da terra". Eu também concordo, e isso é bíblico, no entanto, é correta essa atitude enquanto há tantos lugares do mundo sem igrejas? Pastores e Missionários passando por necessidades?


SERÁ QUE DEUS VALORIZA A CONSTRUÇÃO DE IMPÉRIOS CRISTÃOS? SERÁ QUE DEUS VÊ COMO ALGO BOM E BONITO O ENRIQUECIMENTO DE DENOMINAÇÕES E LÍDERES, ENQUANTO OBREIROS TÊM ESCASSOS OS RECURSOS PARA TRABALHAR NOS CAMPOS QUE ESTÃO BRANCOS PARA A CEIFA?


É bom sempre antes de tomar qualquer decisão, iniciar um namoro, marcar o casamento, mudar de cidade, deixar de dar o dízimo ... é bom sempre antes, colocar "os óculos" da COSMOVISÃO DIVINA, ou seja, devemos perguntar: "como Deus vê isto que irei fazer? Pra Ele tem valor também? Ou somente agrega valor pra mim mesmo e desagrada à Ele.


A verdade é que, se a nossa atitude não tiver valor pra Deus, não irá agregar valor também para nós. CONTINUA ...


ORE COMIGO:


Meu Deus, me ajude a interpretar a vida como o Senhor a interpreta, que eu possa dar valor as coisas certas, e desprezar também as que devem ser desprezadas. Tudo o que eu quero, é te agradar e não ter que voltar atrás para consertar erros, quero acertar e seguir em frente, em O Nome de Jesus. Amém!

.

Lançamento!

Lançamento!