.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: COMO VENCER O MEDO - parte I - Conhecendo o meu alvo


Ludmila Ferber - Os Sonhos de Deus (Adoração Profetica I)





" Pai, se possível passe de mim este cálice; todavia não seja feita a minha vontade, mas sim a Tua vontade. "
Mateus 26.39






Um dos piores inimigos do ser humano, é o sentimento de Medo. Já falamos um pouco sobre ele na mensagem anterior, onde nós pudemos observar que, o medo pode ser a consequência de um trauma do passado, experiências negativas e decepções que marcam as pessoas que então se fecham para as tentativas, para as conquistas. Além de Mefibosete que por causa do medo foi morar em Lo-Debar, podemos ver na Bíblia Sagrada também o caso de Josué, ele ficou traumatizado com a morte do seu líder e mentor, e se deixou paralisar até que Deus o reprendeu e o animou dizendo:



" Moisés, meu servo, é morto; levanta-te ...
... Esforça-te e tem bom ânimo ...
... Tão somente esforça-te e tem mui bom animo ...
... Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. "
Josué 1.2, 6, 7 e 9




Veja que a situação de Josué provavelmente era tão complicada, que por essa razão Deus repetiu a mesma ordem três vezes, e ainda na última vez podemos até mesmo perceber Deus o repreendendo, "não te mandei eu?", talvez porque nas primeiras vezes ele ainda tenha continuado dominado pelo medo.



Algumas pessoas dizem: " Prefiro me arrepender por ter errado, mas jamais por não ter tentado ". Eu diria: É um erro não tentar, não quero nunca me arrepender por ter deixado de tentar





Lembro-me que à alguns anos atrás, um casal de amigos abriu um pequeno negócio, era uma pequena loja de fraldas que começou a prosperar, tudo ia muito bem até porque eles não tinham muitos concorrentes. Porém, certo dia, ao visitar a loja deles eu observei que além de não estar localizada no centro da cidade, apesar de estar muito próxima, era uma loja muito simples, o salão era feio, mau pintado, e não havia atrativos para as crianças (destino final do produto comercializado), e também não havia diversidade de produtos. Então eu pensei o seguinte: " se pintassem esse salão com cores vivas e desenhos de personagens infantis na paredes, se colocassem alguns atrativos para as crianças como alguns brinquedos para que elas brincassem enquanto as mães faziam as compras, elas não dariam trabalho algum, não ficariam chorando como normalmente acontece, consequentemente as mães ficariam muito mais à vontade para comprar e gastar". Pensei também que poderiam colocar outros produtos para venda, como roupinhas infantis pelo menos, assim, as mães que viessem comprar um pacote de fraldas, sairiam de lá com muito mais produtos, e devido ao atendimento eficaz se tornariam clientes fiéis daquela loja. Estas foram apenas algumas das mudanças que pensei para aquela loja.



Como eu tinha uma certa liberdade com esses meus amigos, expus à eles o que eu havia pensado, justifiquei dizendo que se eles não oferecessem algo mais, alguém iria oferecer e eles perderiam os clientes para a concorrência. Apesar de estarem até em uma situação estável e segura para fazerem esses investimentos e mudanças na loja, a resposta deles foi: "temos medo, não podemos fazer, e se der errado ? e se perdermos o dinheiro investido ?"



O resultado apareceu pouco tempo depois, cerca de um ano se passou, e foram abertas mais quatro lojas do mesmo ramo naquela região. As concorrentes estavam melhor localizadas, e duas delas, funcionavam exatamente da forma como eu havia orientado à esses meus amigos, que por sinal, terminaram falidos, foram obrigados à fechar o negócio porque os clientes migraram para as outras lojas concorrentes.



Muitas das vezes o que nos falta é a ousadia, ousadia para arriscar, e quando digo arriscar não é "dar um tiro no escuro", mas é andar por fé, e andar por fé é primeiramente conhecer o meu alvo, planejar a forma de alcançar o alvo, e com ousadia partir para ação e não descansar enquanto não alcançar esse alvo. É PRECISO TER UM ALVO, E CRER QUE POSSO ATINGÍ-LO.



" Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. "



1 Coríntios 9.26



TRÊS PASSOS PARA VENCER O MEDO



O medo pode ter várias causas e determinantes, mas as mais comuns são as citadas acima: pessoas que não conhecem de fato o alvo onde querem atingir, que não se planejam para fazê-lo, e que não colocam a fé em prática com ousadia e intrepidez, dessa forma tendem à sucumbir dominadas pelo sentimento de medo, receosas de que as coisas não dêem certo. Essas pessoas deixam o controle das suas vidas nas mãos do inimigo ainda que indiretamente, e por isso passam a viver exatamente o que diz uma canção do cancioneiro popular da Música Popular Brasileira: " Deixa a vida me levar, vida leva eu ... "



O medo que sentimos diante de certas situações e desafios da vida, normalmente não é causado pela situação, desafio ou problemas em sí, mas é causado pelo "inesperado", pela surpresa resultante do nosso despreparo para enfrentar aquele momento, situação ou problema. O susto amedontrador que atinge muitas pessoas diante do inesperado, é resultado da falta de conhecimento (alvo), de planejamento (metas, estratégias e prazos) e de ação (fé em prática). Por essa razão, o primeiro passo para vencer o medo é:




1 - CONHECER O MEU ALVO



Normalmente quando se inicia uma empresa, é muito importante entre outras pesquisas e análises, fazer a chamada pesquisa de mercado, analisando o mercado consumidor ( o que o consumidor consome ), o mercado fornecedor ( quem fornecerá o produto ou matéria-prima ), e por fim, o mercado concorrente (quem são meus concorrentes e quais são as minhas vantagens e desvangens em relação à eles ).



Na Bíblia Sagrada podemos observar diversos exemplos dessa prática. Moisés tinha como alvo colocar o povo de Israel na terra de Canaã a terra da promessa, antes porém, enviou espias para conhecer a terra (Nm 13). Neemias tinha como alvo reconstruir os muros de Jerusalém, mas antes de tudo foi observar a situação real da destruição (Ne 2.11-17). Gideão tinha como objetivo vencer a guerra contra os midianitas, mas antes de criar qualquer estratégia de guerra, ficou observando o arraial dos midianitas (JZ 7.9-15).



Quando temos o conhecimento do nosso alvo, quando identificamos e reconhecemos o nosso inimigo, ele passa a não mais nos assustar, consequentemente não sentimos mais medo. Isto não significa que o inimigo deixou de ser perigoso, ou que o alvo à ser atingido deixou de ser desafiador, mas significa que estou consciente do que terei de enfrentar e do quanto terei que me preparar para vencê-los, é o chamado controle de precisão: empregar a estratégia certa, de forma certa, com a força e intensidade certas, no lugar certo, na coisa certa e no tempo certo ".



Eu sou um missionário, mas quando ainda não tinha qualquer experiência transcultural (apesar de já amar a obra missionária), ao pensar na possibilidade de ser um missionário transcultural, em outro país com costumes, cultura, política e religião completamente diferentes, ficava um tanto atemorizado e apreenssivo, até que eu tive a minha primeira experiência transcultural. Atualmente não tenho mais medo, até porque sei que possuindo um bom conhecimento do idioma, e também sobre a cultura local em geral e os costumes do país, além de um bom planejamento em equipe, o resultado será com certeza um trabalho muito bem sucedido, no caso de uma viagem missionária por exemplo. É como dizem por aí: " para perder o medo do escuro, fique no escuro e acostume-se à ele ".



Não há alvo difícil que não possa ser alcançado, o segredo é se você têm bem traçado e determinado o seu alvo, se você conhece bem o seu alvo, e se você conhece todo o percurso até alcançá-lo, incluindo os problemas e as soluções que aparecerão no caminho que você percorrerá até atingi-lo.


Jesus Cristo, o maior exemplo de todos, e com um alvo aparentemente impossível de ser alcançado ( Salvar a humanidade da escravidão do pecado e das suas consequências como a doença, miséria, a morte ...), tinha o conhecimento de todo o sofrimento pelo qual passaria para salvar a humanidade, e é exatamente por isso que aceitou, e conseguiu suportar em nosso lugar.



Mediante o conhecimento que Jesus obteve no Jardim do Getsemani, conhecimento este tão terrível que até o fez suar gotas de sangue, mediante este conhecimento, é que Ele se planejou para ir à cruz, acredite se quiser, Jesus tinha tudo planejado estrategicamente, e a estratégia que Ele usou momentos antes da sua prisão, foi a da oração. Dado o conhecimento que tinha do "calvário" pelo qual passaria, entendia que só conseguirira suportar se recebesse forças e conforto do Pai, por isso Ele em seu momento de agonia orou:



" Pai, se possível passe de mim este cálice; todavia não seja feita a minha vontade, mas sim a Tua vontade. "



Mateus 26.39



O final dessa parte da história nós já conhecemos, Jesus obteve êxito na sua empreitada de salvar a humanidade libertando-a de satanás. Ele morreu por nossos pecados para que nós não precisásse-mos morrer, e depois ainda ressuscitou para nos dar poder sobre a morte e sobre o inferno. Agora Ele está terminando aquilo que começou, está glorificado à direita de Deus Pai, preparando lugar para nós, porque em breve Ele retornará para buscar um povo especial para morar com Ele na Glória. Aleluia, a obra de Jesus é completa, aprendamos com Ele, precisamos terminar aquilo que começamos.



Problemas, impedimentos e dificuldades todos nós enfrentamos para atingir algum alvo ou objetivo, os problemas já estão lá antes mesmo de você pensar em atingir o seu alvo. Porém, aquele que não fez um análise do percurso antes de "começar a corrida", será pego de surpresa pelo inesperado, e consequentemente será dominado pelo medo de seguir em frente.



É por essa razão que vemos tantas pessoas "especialistas" em deixar coisas por terminar, elas nunca terminam ou concluem o que começaram, se iniciam um curso, desistem, se casam, logo divorciam, se abrem uma empresa, em pouco tempo abrem falência e mudam de ramo. Pessoas que aceitam uma empreitada sem calcular os riscos, os "prós" e os "contras", estão fadadas à uma vida de retrocessos, pois acabam precisando sempre voltar lá atrás, para consertar ou refazer alguma coisa que ou não foi feita direito, de forma correta e adequada, ou que nem mesmo foi feita ou realizada.



" Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? "



Lucas 14:28-31



" O meu povo sofre porque lhe falta o conhecimento. "



Oséias 4.6



Aqueles que buscam conhecer melhor sobre o alvo que desejam atingir, não são pegos de surpresa, pois o conhecimento do alvo e do "percurso" para atingí-lo, traz segurança, e transforma o inesperado em esperado, e como veremos no próximo tópico, possibilita a programação de ações e o planejamento de metas, prazos e estratégias para contornar e principalmente resolver os problemas, sempre seguindo em frente em direção ao alvo.



OREMOS: Pai, em O Nome de Jesus eu te peço, revela-me segundo a Tua vontade qual é o alvo que tens para a minha vida, e ajuda-me a conhecer e compreender os planos que tens para mim, e que em cada um deles, e também em cada um dos meus planos em concordância com os teus, eu possa ter sabedoria para planejar e agir, de forma a que eles venham se tornar realidade. Senhor tira de mim todo medo, liberta-me do medo e me dá unção de ousadia, intrepidez e conquista para lutar, vencer e conquistar. Eu declaro em O Nome de Jesus, que à partir de hoje o medo não têm mais o domínio da minha vida! Amém. Graças à Deus!



Autor: Rev. Rubens Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!