.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Meditação do Dia: VENCENDO A MÁGOA, O RANCOR E O ÓDIO


Busca o Perdão - Kades Singers




" ENTÃO fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida? "

I Samuel 20:1



" Se nos submetermos ao sofrimento injusto, nao há lugar para a justiça? ... ... a razão pela qual somos chamados a não revidar não é porque o mal deve ter permissão para triunfar, mas porque não é responsabilidade nossa puni-lo. Esta é uma responsabilidade do Justo Juiz ... ... portanto, o amor e a justiça não são imcompatíveis ... "

(John Stott)



Você já esteve em situações onde ficou em dúvida se a coisa certa a fazer era praticar o amor e o perdão, ou lutar por uma merecida justiça?


Há momentos em nossa vida, onde o amor parece injusto, afinal quem ama, segundo a Palavra de Deus, deve tudo suportar, tudo esperar, tudo crêr, nao pode suspeitar mal, ou buscar seus próprios interesses, etc ...

Davi era apenas um jovem dedicado ao seu povo, Israel, e devotado à Deus, um adorador por excelência, e segundo a Bíblia Sagrada " um homem segundo o coração de Deus " (I Sm 16.1-23). No entanto, e amor que Davi sentia pelo seu povo, ao ponto de ter se arriscado para lutar com o gigante Golias (I Sm 17.1-58), parece não ter recebido o devido crédito e valor da parte do rei Saul. Tudo o que Davi fez, foi amar intensamente à Deus, ao seu povo e servir ao rei Saul, porém, o rei Saul lhe pagou com perseguições e mais perseguições.

" Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita. "

1 Samuel 18.6 à 9

Davi foi obrigado a abrir mão do conforto da sua cidade, do convívio da sua família, e fugir para não ser morto pelo rei Saul, e tudo imerecidamente. Davi era um homem bom, mas por cerca de dez anos da sua vida teve que viver se escondendo. Mas a a maior lição que Davi nos deixa, é a sua paz em meio à perseguição, ele não ficou se lamentando, ou alimentando mágoas, rancores e desejos de vingança, mas em sua fase de exílio, ele aproveitou para se preparar para reinar sobre Israel, e quando ele se sentia ameaçado, Davi não contra-atacava, mas levava o problema à Deus em oração.

" Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode. E disse Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. "
I Samuel 23:9 e 10

Em oração, Davi se esvaziava de todo sentimento de mágoa, rancor e ódio, que são os propulsores do desejo de vingança. Isso pode ser comprovado, quando a Bíblia relata que por duas vezes, Davi teve a oportunidade de se vingar de Saul, e até de lhe tirar a vida, daquele que era o seu algoz gratuito. Porém a resposta de Davi à oportunidade de vingança foi: " lonje de mim, tocar no ungido do Senhor!".

" Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR. "

I Samuel 24:4 ao 5

" Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez. E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR, e ficou inocente? "

I Samuel 26:8 e 9



Como praticar esse amor, em um mundo dominado pelo pensamento capitalista e individualista, onde o deus é o dinheiro, e onde se é amigo somente até começar a perder ou se sentir ameaçado, com seus erros descobertos. Como praticar esse amor, e crer que a justiça não falha, quando estão nos caluniando, mentindo sobre nós, quando aquele em quem depositamos a nossa confiança, e até confiamos a nossa vida, e ainda de quem aprendemos, nos decepciona ...



Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.

I Pedro 2.18-23

Sergio Lopes - A força de um perdão





O inimigo usa pessoas para cometerem pecados contra a nossa integridade, moral e vida. O que nós não podemos, é entrar nesse jogo sujo de satanás, façamos como Jesus o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.

O Senhor já permitiu viver algumas experiências, onde pude provar do seu cuidado para comigo, a sua fidelidade em me guardar e proteger, e a sua justiça infalível.



Certa vez, eu estava já à alguns meses sendo perseguido por uma determinada pessoa, que se dizia de Deus, e durante toda aquela perseguição Deus me orientou a suportar tudo calado, confesso que não foi fácil, a sensação era de que eu estava sozinho, já que eu não podia contar com a ajuda de nenhum amigo, família ou do ministério. Deus me disse claramente " se você fizer justiça com as suas mãos, perderá a minha benção", eu logo compreendí, e mais tarde eu pude comprovar, que Deus estava querendo me revelar a sua fidelidade, e a sua justiça. Eu estava vivendo o meu tempo de " caverna de Adulão ", assim como Davi ficou escondido por um tempo.

Durante esse período de "caverna", Deus me testou, e também me revelou a sua justiça. Quando eu estava pensando que ninguém sabia do que eu estava passando, e que eu estava sozinho sofrendo aquela injustiça, simultaneamente, Deus estava à muitos quilômetros de distância, revelando para a minha família que estava em uma outra cidade muito distante, tudo o que eu estava vivendo. Na verdade, Deus mostrou exatamente o que estavam fazendo contra a minha vida e o meu ministério. Só para se ter uma idéia, Deus mostrou em sonhos para a minha irmã, exatamente a pessoa que me perseguia e me prejudicava, no sonho esta pessoa estava toda vestida de preto, e completamente endemoniada em cima do altar, seus olhos estavam vermelhos como que de raiva, e sua boca espumava. Minha irmã me relatou que em seu sonho, essa pessoa me agredia e tentava me empurrar para um cubículo escuro e cheio de serpentes, gafanhotos e outros animais venenosos, e gritava assim: " eu não quero esse avivamento aqui".

Essa foi a forma de Deus me dizer " você pensa que ninguém está vendo? Você pensa que está sozinho? Os meus olhos vêem todas as coisas, eu tenho comtemplado o que tens passado, e o que o ímpio tem feito contra você! Mas fique sossegado, eu estou no controle da sua vida e do seu ministério!".

Logo em seguida a este sinal de que Deus estava no controle, veio o teste. Deus permitiu uma situação, onde aquela pessoa que estava me prejudicando injustamente ficou à minha mercê, como costumamos dizer " ficou na minha mão". Agora eu tinha o poder de destruir aquela pessoa, que de forma tão injusta, pecaminosa e macabra tramou a minha destruição. Confesso que esse teste veio em um dos piores dias daquela perseguição, um dia em que eu recebí a pior de todas as afrontas de que fora alvo, então o meu coração estava magoado, eu estava decepcionado, era natural, que eu fizesse uso daquele poder que me fora concedido e acertasse as contas com o meu algoz. Mas além de compreender que o meu inimigo não era aquela pessoa, mas sim o diabo o inimigo das nossas almas, a voz de Deus ressoava sem parar nos meus ouvidos " se você fizer justiça com as próprias mãos, perderá a minha benção ". Então eu descarreguei toda a minha mágoa e tristeza diante do Senhor, subí à um monte onde costumava orar, e lá derramei lágrimas diante de Deus. Saí dalí renovado, e completamente limpo daqueles sentimentos e desejos impuros ainda que justificáveis. E o principal, ao terminar de orar havia uma certeza no meu coração, de que Deus estava agindo, e que Ele faria Justiça.




" Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. "
Efésios 6:12



Fora o tempo que sofrí a perseguição, o período de silêncio diante da injustiça durou seis meses de oração e lágrimas derramadas diante de Deus. Mas durante esse período, viví muitos milagres, aprendí muito sobre Deus, a minha fé em Deus foi fortalecida, me formei em Missões Transculturais, e ganhei almas para Deus como nunca havia ganhado antes, e no dia que eu havia fixado em oração, como o dia em que a justiça deveria ser feita, para que eu pudesse ter de volta aquilo que me fora tirado, o meu telefone tocou, e veio a boa notícia, a vitória finalmente havia chegado, e todo o mal que me fora feito, agora seria reparado com "juros e correção monetária". Aleluia. Deus é fiel, a verdade veio à tona, a máscara do espírito enganador caiu, e a justiça foi feita.


" E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? "
Lucas 18:7


Quando sou afrontado, apesar das dores e decepções, penso que a afronta é contra a imagem e semelhança de Deus, então deixo a justiça para Aquele que julga justamente. Deus.
A justiça do homem é vã, pois ele busca seus próprios interesses, e normalmente é motivada mais pelo desejo de vingança do que pela justiça em si. Como posso julgar o meu próximo se também sou pecador, sou por acaso juiz ou justo para assim fazer.



Façamos como Jesus, sigamos o seu exemplo, ainda que diante das pessoas pareça que estamos perdendo, estamos ganhando algo mais valioso, a salvação, inclusive talvez venhamos a ganhar a salvação daquele que nos traiu, magoou, roubou ...


O sofrimento por amor a Cristo, glorifica a Deus. Quando deixamos a justiça nas mãos do Justo Juiz, a justiça não tarda e não falha, e todos, desde o menor até o maior têm que reconhecer que só o Senhor é Deus.






OREMOS: Pai em O Nome de Jesus eu te peço, não me deixa viver dominado pelos sentimentos de raiva, ódio, rancor ou mágoa, tira do meu coração todo desejo de vingança. Senhor, me dá a capacidade de perdoar, e de esquecer as afrontas de que sou alvo, me ensina a amar os meus inimigos, perdoa-lhes, e transforma as suas vidas para que possam reconhecer os seus erros, e corrigirem todo o mal que fizeram à outras pessoas. Amém Graças à Deus.

Rev. Rubens Braz

3 comentários:

  1. Foi mt bom ler tudo que vc escreveu, me fez ajoelhar e orar, obrigada
    Samira Takahashi
    Gunma-Ken
    Japan

    ResponderExcluir
  2. Hj pedi á Deus uma direção, e sem querer encontrei esta página na web. Me senti fortalecida e confiante pois creio q Deus está na direção e devo esperar com fé pois sei q não existe poder maior do que o Poder de Deus.
    Selma Lima
    Brasília - DF

    ResponderExcluir
  3. Preciso sair do sentimento de mágoas e rancor que parece me judiar. Por favor orem por mim.
    Amém!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!