.

.

.

Para assistir outro vídeo clique em Playlist

.

Pão Diário: Como eu gosto da roda dos escarnecedores!


" Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores "
Salmos 1.1


Eu imagino que o querido leitor levou um susto ao ler o título dessa meditação, e quase "infartado" ao ver que eu abrí o texto com um versículo bíblico, que condena o que declarei no título. Tudo o que lhe peço é paciência, pois até o final do texto creio que você continuará vivo, e "crente" ainda. ..

A GERAÇÃO DO PRECONCEITO: O CRENTE "ET"
Eu e muitos outros jovens da minha geração, que foram criados na igreja, seguindo os caminhos do Senhor desde a mais tenra idade, inconscientemente fizemos parte de uma igreja preconceituosa com o mundo, e o que gerava em nós esse preconceito, era exatamente a forma como as pessoas interpretavam, e depois nos transmitiam o seu entendimento do que era o "não se assentar na roda dos escarnecedores".Os crentes mais antigos entendiam como "não se assentar na roda dos escarnecedores", o comportamento de nem mesmo dirigir a palavra aquele que não era "crente". Então nessa época, se um crente era visto na companhia de um não-crente, ainda que não estivesse dando mau testemunho, muito provavelmente teria que enfrentar olhares recriminadores, comentários de julgamento e até mesmo ser chamado no "famoso gabinete pastoral", onde só eram chamados os "crentes problemáticos".

Ainda hoje, há cristãos, obreiros, pastores, denominações que pensam dessa maneira, e o resultado é a exclusão dessas pessoa da sociedade, pois perdem oportunidades de se relacionarem com o próximo, de aprender à ser, conviver, exercer sua cidadania, inclusive representando Jesus Cristo entre os pecadores. Já atendí crentes com uma vida medíocre em todos os sentidos, financeiro, profissional, sentimental, familiar, e tudo porque se isolaram do resto do mundo na ilusão de que esse isolamento o torna mais Santo. Alguns até chegam à dizer: "não sou dessa terra". Não está errada essa informação, mas enquanto não chega a hora de irmos para o céu, precisamos trabalhar, estudar, pagar impostos, exercer o direito ao voto, contribuir com a sociedade através das nossas habilidades e competências.

A bíblia não nos impede de amarmos e nos aproximarmos do pecador, ela diz para "não seguirmos conselhos de ímpios, e para nã participarmos das suas atitudes (quando estão escarnecendo, zombando), é isso o que a Bíblia quer dizer.


" Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz {pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade}, provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz."
Efésios 5:3-13


O que nos santifica não é o afastamento dos pecadores pelos quais Jesus derramou o seu sangue, incluindo nós mesmos, e sim o afastamento das suas atitudes pecaminosas é o que de fato nos santifica (santo=separado). No texto bíblico citado acima, é usada a palavra "ESCARNECEDORES" e não "PECADORES". A bíblia não diz para nos afastarmos dos pecadores, até porque se assim o fosse, ninguém se poderia se aproximar de nós também. A palavra "ESCARNECER" é um verbo, portanto representa uma AÇÃO, ATITUDE, e pessoa que pratica essa AÇÃO, recebe a alcunha de ESCARNECEDORA (zombadora. ..).


" Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. "
1 João 1:8, 10


O próprio Senhor Jesus, quando esteve nesse mundo se relacionou com pessoas de todos os tipos, e quando os conheceu (médicos, cobradores de impostos, governos.,), ainda não eram convertidos. Se não fosse a sua vontade a nossa proximidade com o incrédulo, então ao menos duas coisas na sua palavra teriam que ser mudadas:
- os convertidos teriam que receber imediatamente a salvação desse corpo de pecado, e serem levados como anjos ao céu, para não se misturarem com os impuros;
- os que não se convertessem seriam condenados pra sempre, sem chance alguma de redenção.


A prova de que a vontade de Jesus não é o nosso distanciamento do pecador, po rquem Ele deu a sua própria vida na cruz do calvário, foi a oração que Ele fez ao Pai:


" Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. "
João 17:15, 18, 26


Nós como seres humanos, temos uma tendência à nos acharmos melhores que o nosso próximo, simplesmente porque adotamos algumas regras de fé e prática, o que é bom, mas ainda não nos garante "um lugar no céu", pois ainda sim havemos de ser julgados, e tampouco nos dá o direito de julgarmos e menosprezarmos o pecador atirando-lhe pedras, quando na verdade deverí-a-mos fazer brilhar a nossa luz, para que o pecador enxergasse o caminho da santidade para o céu.


" Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja. "
João 8:7, 9-11


Não pense você que a multidão que estava com pedras nas mãos eram ímpios, desconvertidos, não, era a igreja da época, eram os crentes da época se achando melhores do que aquela mulher, e o pior, pecavam tanto quanto ela, foi o que Jesus lhes mostrou. Quando Jesus veio ao mundo, as luzes (os crentes) estavam acomodados em brilhar dentro dos templos e sinagogas (hoje não está muito diferente). Faça uma experiência, acenda uma luz durante o dia, ou em um ambiente já iluminado, você irá constatar duas coisas:
- Primeira: essa luz não fará muita diferença, por mais forte que seja;
- Segunda: exatamente por não fazer a diferença, será apagada, ou diminuída a sua força, pois se já há luz no ambiente, quem vai perceber que essa luz "é só uma velinha qualquer, e não um holofote".

Quem dirige carro nas estradas, sabe que, durante o dia não é necessário o uso de luzes fortes, mas, quanto mais escuro estiver, e se houver nevoeiro e ainda faltar iluminação na estrada, deve-se ligar o farol alto e até mesmo viajar em comboio para que um carro ilumine o caminho para o outro, evitando assim acidentes.
Brilhar dentro das igrejas é fácil, lá tem muita luz brilhando, o povo que está recebendo a palavra ou ouvindo os louvores, já tem LUZ PRÓPRIA, eu quero ver é brilhar e fazer a diferença em meio as trevas, na RODA DOS ESCARNECEDORES, quando muitas vezes os crentes que são luzes de verdade são obrigados à ir de "COMBOIO E FAROL ALTO" (muito crente e muita unção) para suportar "O NEVOEIRO E AS DENSAS TREVAS" (inferno na terra propriamente dito).


" Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios.
Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. "
Mateus 9.9


Como pequenas "faíscas" do Espírito, que somos, não devemo adulterar a Palavra por causa de usos e costumes de religiões, pois o deus deste século já tem cegado o entendimento dos incrédulos para que não entendam a Palavra, e se nós a encobrirmos mais ainda, negando a nossa luz ao pecador, ele será prejudicado, e quem desfará a RODA DOS ESCARNECEDORES? Passe de mágica? Ou Deus descerá para fazer o nosso trabalho? NÃO! A nossa luz precisa procurar as trevas, A RODA DOS ESCARNECEDORES, é lá que a nossa luz realmente é necessária.


" Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da iverdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. "
2 Coríntios 4:1-6



Não gosto quem falem mal de igrejas, religiões, pastores e denominações, mas não tenho nada contra falar bem. Sabemos que toda igreja (como instituição humana) possue pontos positivos e também negativos, afinal são administradas por homens. Mas deixando os pontos negativos de lado (eles são reais), quero mencionar algumas igrejas, que "Graças à Deus", iniciaram a derrubada desse preconceito que impera entre luz e trevas.

O Brasil já há algumas centenas de anos recebeu a pregação do evangelho por meio de boas igrejas. Mas com o passar do tempo, assim como aconteceu nos tempos de Jesus, essas igrejas que fizeram tanto pelo Evangelho, se fecharam em torno de sí mesmas, em suas regras, usos e costumes. Eram crentes pregando para crentes. Crentes consertando a vida de outros crentes, e o pior, ocupados em "iluminar" quem já estava iluminado, não perceberam que as trevas estavam ganhando espaço do lado de fora das quatro paredes das igrejas, e até mesmo do lado de dentro, filhos de crentes não estavam sendo levados à exercer a sua função de luz: brilhar nas trevas. Assim como uma luz inutilizada por muito tempo se queima, esses jovens perderam a luz e muitos se desviaram dos caminhos do Senhor.

Com as trevas dentro e fora da igrejas (de forma sutil), eu costumo dizer que Deus olhou do céu para a terra e disse: " não foi para isso que edifiquei a minha igreja, para que gastassem o seu tempo em discussões doutrinárias e teológicas, enquanto as almas que comprei com sangue estão perecendo sem a minha Salvação. Farei o seguinte: levantarei novos sacerdotes para buscar as almas que a mim pertencem. " E assim surgiram: R. R. SOARES, EDIR MACEDO, SÔNIA HERNANDES E E ESTEVAN HERNANDES, SÉRGIO LOPES, JUAN RIBE, JABES DE ALENCAR, SILAS MALAFAIA, WALDEMIRO SANTIAGO, JONATHAN DOS SANTOS, MÁRCIO VALADÃO, JORGE LINHARES, e mais alguns outros que tem sido usados por Deus para tirar "O VÉU", para através da Palavra e do poder do Espírito derrubar a parede que estava separando a luz das trevas.

Na condição de luz, nós não nos misturamos com as trevas, mas nós vamos até ela, e quando chegamos lá, as trevas se dissipam, e a glória de Deus chega!



" Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós?
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, como não será de maior glória o ministério do espírito?
Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. Pois na verdade, o que foi feito glorioso, não o é em comparação com a glória inexcedível.
Porque, se aquilo que se desvanecia era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel desvanecia; mas o entendimento lhes ficou endurecido.
Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles. Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. "
2 Coríntios 3:1-18



TOMEMOS UMA DECISÃO COMO IGREJA DE CRISTO, DE NÃO IMPEDIRMOS NENHUMA PESSOA QUE ESTÁ EM TREVAS, DE TER ACESSO A NOSSA LUZ! TIREMOS O VÉU HOJE, E REVELAMOS O BRILHO DA FACE DE DEUS AO MUNDO QUE ESTÁ EM TREVAS.


ORE COMIGO:
Obrigado Senhor, porque tens colocado no meu caminho, pessoas que são luz de Deus para mim. Me ajude para que eu também possa ser luz para alguém que está em trevas, em O Nome de Jesus eu te peço. Obrigado e Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

.

Lançamento!

Lançamento!